Binance pode ter sede no Porto Maravilha, na cidade do Rio
A exchange de criptomoedas Binance está negociando com a Prefeitura do Rio de Janeiro a abertura de um escritório no Porto Maravilha, estrutura localizada na Região Portuária da cidade, de acordo com uma reportagem do jornal O GLOBO publicada nesta quarta-feira (2).
A informação foi repassada à coluna pelo secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Chicão Bulhões durante o Web Summit, em Lisboa, Portugal.
“A Binance está querendo entrar no Porto [Maravilha]. Estamos finalizando a negociação. O CZ [Changpeng Zhao, CEO e fundador da Binance] recebeu a chave da cidade do prefeito Eduardo Paes e que ampliar sua presença no Brasil”, afirmou Bulhões.
Ainda segundo o secretário, empresas como a Binance estão se aproveitando do fenômeno dos nômades digitais para contratar profissionais de qualquer parte do mundo sem a necessidade de ter um grande escritório.
“Porém, a ideia deles, se tudo der certo, é ter uma sede dentro do Porto Maravalley. Eles querem estar conectados dentro desse hub, ter a equipe deles lá”, completou Bulhões.
Escritório da Binance no Rio
Conforme noticiou o CriptoFácil, em março deste ano, a Binance comunicou a sua intenção de abrir um escritório no Rio. O anúncio ocorreu após a prefeitura da cidade anunciar que aceitará criptomoedas como forma de pagamento por impostos a partir de 2023.
No anúncio, CZ disse que o prefeito do Rio Eduardo Paes já tinha feito a sua parte, portanto, era hora da Binance fazer a sua:
“Há 9 dias, fiz um acordo de aperto de mão com o prefeito Eduardo Paes. O Rio de Janeiro aceitará criptomoedas para pagamentos de impostos e a Binance abrirá um escritório no Rio. Ele já fez sua parte. Estamos trabalhando na nossa.”
O CEO da Binance esteve no Brasil no início deste ano para participar do evento Ethereum.Rio. CZ aproveitou a ocasião para se encontrar com lideranças nacionais, incluindo, por exemplo, o diretor de regulação do Banco Central, Otávio Damaso, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o governador de São Paulo, João Dória. Paes, então, deu a CZ a “chave da cidade”, uma espécie de cidadania honorária concedida a pessoas relevantes.
Binance vai respeitar legislação do Brasil
Ainda em sua passagem pelo Brasil, o CEO da Binance deixou claro que a empresa pretende agir conforme a legislação brasileira.
“O Brasil é muito importante para nós e estamos em um momento de virada, de um mercado não regulado para um regulado. Dessa forma, é importante ter encontros presenciais para gerar confiança”, afirmou CZ na ocasião ao GLOBO.
A Binance é uma exchange global que é criticada por reguladores por não ser um endereço fiscal público. Mas a empresa vem conquistando licenças de operações em vários países como parte de seu compromisso de atender aos anseios dos reguladores.
No Brasil, por exemplo, a Binance contratou o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, para seu novo conselho consultivo.