Casa Branca divulga plano para ‘era de ouro’ das criptomoedas

Share

Bitcoin cai temporariamente e investidores buscam projetos alternativos, como Best Wallet

Siga o CriptoFacil no
Google News CriptoFacil

As criptomoedas voltaram ao foco da Casa Branca com a divulgação de um relatório preliminar elaborado por uma coalizão de agências federais dos Estados Unidos. O documento, apresentado nesta quarta-feira (30), traz recomendações para estabelecer um marco regulatório para o setor de ativos digitais no país, criando o que foi chamado de “era de ouro das criptomoedas”. A iniciativa é parte de uma ordem executiva emitida pelo presidente Donald Trump em janeiro deste ano.

A ordem criou o Grupo de Trabalho da Presidência sobre Mercados de Ativos Digitais, que inclui nomes como o secretário do Tesouro Scott Bessent, o secretário do Comércio Howard Lutnick e o presidente da Comissão de Valores Mobiliários (SEC), Paul Atkins.

Publicidade



O grupo terá que apresentar sugestões para guiar a regulamentação do setor de criptomoedas. De acordo com líderes da indústria, o relatório pode funcionar como uma “bíblia regulatória” para o ecossistema cripto.

Casa Branca e ‘era de ouro’ das criptomoedas

De acordo com o resumo divulgado pela Bloomberg, o grupo pretende ampliar os esforços legislativos já em andamento no Congresso dos EUA. No início do mês, a Câmara dos Representantes aprovou o projeto de lei Digital Asset Market Clarity Act, com o objetivo de regular amplamente o setor.

O Senado, por sua vez, apresentou sua própria versão da proposta, com algumas diferenças em relação ao texto da Câmara. O grupo da Casa Branca defende que o Congresso avance com base nessas iniciativas.

O relatório também solicita que o Tesouro e outras agências bancárias implementem rapidamente a GENIUS Act, uma legislação já sancionada por Trump. A sigla se refere à Guiding and Establishing National Innovation for U.S. Stablecoins, que estabelece um marco regulatório para stablecoins nos Estados Unidos.

A norma determina, entre outras exigências, que as stablecoins sejam totalmente lastreadas por dólares americanos ou ativos de alta liquidez.

Tributação de ativos digitais

Outra frente abordada pelo relatório diz respeito à tributação. O documento afirma que as regras fiscais devem se alinhar às novas tecnologias. Nesse sentido, devem eliminar obstáculos de conformidade tanto para indivíduos quanto para empresas que atuam com ativos digitais.

Publicidade



Por outro lado, não há menção no relatório preliminar sobre propostas anteriores do governo relacionadas à reserva estratégica de Bitcoin ou ao estoque nacional de ativos digitais. Em março, Trump havia sugerido, por meio de uma ordem executiva, a criação de uma reserva estratégica com Bitcoin e outras criptomoedas como XRP, SOL, ADA e ETH, além de BTC.

A ideia era que esses ativos fossem adquiridos apenas por meio de apreensões judiciais ou estratégias que não implicassem custos adicionais aos contribuintes.

Após a divulgação dessa notícia vindo da Casa Branca, o preço do Bitcoin voltou a subir ao patamar dos US$ 118 mil. De acordo com dados do CoinGecko, o BTC registra alta diária de 0,2% no momento da redação desta matéria.

Publicidade



Preço do Bitcoin CoinGecko
Preço do Bitcoin – Fonte: CoinGecko
Siga o CriptoFacil no
Google News CriptoFacil

O post Casa Branca divulga plano para ‘era de ouro’ das criptomoedas apareceu primeiro em CriptoFacil.

.

  • 30 de Julho, 2025