Boom de stablecoins faz Ethereum atingir maior volume de transação desde 2021
O sucesso das stablecoins se tornou um dos grandes fatores que levaram o Ethereum (ETH) a valorizar novamente. As transações diárias do Ethereum atingiram um novo recorde histórico de 1,74 milhão na terça-feira (5). Foi o maior valor desde o 1,65 milhão estabelecido registrado em 12 de maio de 2021.
Além disso, o mês de julho também registrou o maior número mensal de transações da história da rede, com um total de 46,67 milhões de transações. O número de endereços ativos no Ethereum também subiu e chegou a 683.520 em 5 de agosto. E assim como as transações diárias, esse número também superou o recorde histórico de 743.730 em 12 de maio de 2021.
Isso ocorre depois que o Ethereum aumentou seu limite de gas por bloco para 45 milhões, impulsionando a capacidade de escalabilidade de transações da rede. Tais medidas contribuem para tornar o Ethereum mais forte para receber a grande demanda por stablecoins após a aprovação de várias leis nos Estados Unidos.

Demanda por Ethereum alimentada pelos EUA
De acordo com o CIO da Kronos Research, Vincent Liu, o interesse no Ethereum é impulsionado pelos esforços dos EUA para clareza regulatória para criptomoedas e acumulação institucional. O aumento das atividades ocorreu sobretudo nos protocolos de finanças descentralizadas (DeFi).
“A contagem diária de transações do Ethereum atingindo um recorde histórico reflete um aumento na atividade DeFi, com as stablecoins no centro dela”, disse Min Jung, analista da Presto Research. “O crescente interesse em estratégias de rendimento — especialmente em antecipação a um corte de juros — levou a mais transações on-chain.”
Jung também destaca o aumento da estratégia de tesouraria de Ether. Nos últimos meses, dezenas de empresas adotaram recentemente estratégias de compra de ETH para diversificar seus balanços e atrair investidores que buscam exposição a ativos digitais.
As participações acumuladas de ETH em empresas de capital aberto atingiram um valor superior a US$ 7,5 bilhões. Hoje, mais de dois milhões de ETH estão nas mãos de empresas, de acordo com o site Ethereum Treasuries.
Enquanto isso, o aumento da atividade on-chain do Ethereum ainda não está completamente contabilizado no preço do ETH, de acordo com Liu. “O preço do ETH está se movendo com mais cautela”, disse Liu. “Há uma confiança crescente nos bastidores, mas os mercados ainda estão se calibrando.”
Liu acrescentou que um aumento adicional no preço e na atividade on-chain poderia ser desbloqueado pela aprovação de ETFs de staking de Ethereum, o que permitiria que o ETH se tornasse um ativo com rendimento para instituições.
O post Boom de stablecoins faz Ethereum atingir maior volume de transação desde 2021 apareceu primeiro em CriptoFacil.