ABCripto lança nova certificação voltada para ativos digitais
A Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABcripto) anuncia o lançamento de uma nova Certificação de Especialista em Ativos Virtuais (CEAV). Conforme a associação explicou ao CriptoFácil, trata-se de “um programa pioneiro criado para formar e credenciar profissionais” a atuarem em empresas prestadoras de serviços de ativos virtuais no Brasil.
De acordo com a ABCripto, programa visa atrair pessoas de áreas como tecnologia, compliance, advocacia, auditoria. Além disso, profissionais e estudantes interessados no segmento também podem fazer a CEAV.
“O CEAV ABcripto representa um marco na qualificação de profissionais do setor de criptoativos. Ao promover educação de qualidade, buscamos preparar especialistas para desafios tecnológicos e regulatórios, consolidar a confiança no mercado e impulsionar a adoção de boas práticas”, afirma Bernardo Srur, CEO da ABcripto.
Para fazer a certificação, basta acessar o site oficial da ABCripto e realizar a inscrição para a prova. O teste final terá 30 questões de múltipla escolha que o candidato deverá responder em duas horas de prova.
Para receber o CEAV, o candidato deverá acertar pelo menos 70% da prova. No entanto, caso o candidato obtenha entre 50% e 70%, ele poderá refazer o exame. A prova ocorrerá no dia 20 de janeiro de 2025 de maneira online, o que permite a participação de pessoas do Brasil inteiro.
Nova certificação da ABCripto
Com foco na capacitação em conceitos fundamentais da criptoeconomia, o CEAV estrutura seu exame em três módulos principais: fundamentos, negócios e regulação. Nesses módulos, o conteúdo abrange diversos temas ligados à criptoeconomia e ativos digitais, como:
- tecnologias de registro distribuído (DLT);
- contratos inteligentes;
- tokenização;
- regulações nacionais e internacionais;
- análises de riscos;
- práticas exemplares de compliance.
Cada uma das questões possui quatro alternativas e apenas uma correta. Não há restrição para inscrição, mas a ABCripto recomenda que o participante tenha curso superior completo ou em formação.
Os módulos da prova incluem fundamentos como tecnologias blockchain e de registro distribuído, diferenciação entre criptomoedas e tokens, funcionamento de redes como Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH); negócios envolvendo serviços na Web3, modelos de negócios em exchanges, custódia e DeFi (finanças descentralizadas).
Por fim, a prova também aborda temas como regulação com foco nas normas brasileiras, combate à lavagem de dinheiro e questões tributárias. O preço da inscrição é R$ 199 e associados da ABCripto têm 50% de desconto. Os candidatos poderão pagar com Pix, boleto bancário, cartão de crédito ou via criptomoedas.
Outros requisitos
Uma vez aprovados, os candidatos precisam aderir ao Código de Ética e Autorregulação da ABcripto. Além disso, precisam se comprometer com o programa de educação continuada. As inscrições estão abertas e após o pagamento da taxa de inscrição, é possível realizar a prova, em ambiente virtual controlado.
O resultado preliminar é divulgado imediatamente após a conclusão do exame. Os aprovados passam a integrar uma lista pública de profissionais certificados, disponível no site oficial do programa.
“O CEAV é uma iniciativa essencial para fomentar o desenvolvimento sustentável da criptoeconomia. Por meio dessa certificação, os profissionais têm a oportunidade de ampliar seus conhecimentos, adaptar-se às demandas do mercado e elevar os padrões de excelência no setor”, destaca Fábio Moraes, diretor de educação e pesquisa da ABcripto.
Por meio desse exame, a ABCripto tem como objetivo fornecer profissionais qualificados para lidar com as novas regras e as mudanças que estão acontecendo no setor de criptomoedas. Além disso, o exame serve como uma forma dos candidatos avaliarem seu conhecimento e se atualizarem, garantindo uma prestação de serviço de excelência para as empresas.
O post ABCripto lança nova certificação voltada para ativos digitais apareceu primeiro em CriptoFacil.