Acumulação em alta prepara nova valorização para o Bitcoin
A empresa de investimentos, Galaxy Digital, diz que um grande catalisador de alta está no horizonte para o Bitcoin (BTC) à medida que a acumulação dispara. Essa acumulação pode elevar os preços do BTC mesmo antes do halving previsto para o ano que vem.
No entanto, em uma publicação recente, a Galaxy também diz que um possível evento de baixa se aproxima. “Dois eventos primários de oferta se aproximam no futuro, um de alta e outro potencialmente de baixa”, alerta a Galaxy.
De acordo com a Galaxy Digital, o catalisador de alta é o quarto halving do Bitcoin previsto para abril de 2024. Os eventos de halving ocorrem a cada quatro anos e reduzem a quantidade de novos BTC entrando no mercado.
Por outro lado, o evento de baixa é a entrada no mercado dos BTC que estão presos na Mt. Gox, já que os clientes receberão parte de seus recursos. De acordo com a Galaxy, isso pode catalisar quedas no curto prazo caso o volume de venda desses BTC seja muito alto.
Tendência de alta volta em abril de 2024
Em relação ao próximo halving do Bitcoin, o corte na emissão está previsto para abril de 2024. O quarto halving marca uma antecipação em relação aos demais, que ocorreram entre maio e junho.
Quando o halving acontecer, a taxa de inflação do BTC – emissão de novas criptomoedas na rede – cairá para menos de 1% ao ano. Atualmente, esta taxa é de 1,8%, com 900 novos BTC entrando no mercado todo dia, em média. Após o halving, o número cairá para cerca de 450 novos BTC.
Historicamente, os três halvings anteriores do Bitcoin (2012, 2016, 2020) foram apontados como catalisadores de altas subsequentes, já que a demanda existente superou rapidamente os níveis mais baixos de nova oferta.
“O halving de 2024 deve permanecer em foco pela simples razão de que a taxa de inflação do bitcoin caindo abaixo de 1% o colocará entre os ativos mais sólidos conhecidos pela humanidade, abaixo dos ativos históricos de reserva de valor, como ouro e prata”, disse a Galaxy.
Acúmulo pré-halving
A Galaxy Digital também observa outra tendência de alta de aumentar o acúmulo de Bitcoin. De acordo com o relatório, a acumulação pré-halving de 2024 está ocorrendo em um nível mais intenso que nos eventos anteriores.
Nesse sentido, a tendência de alta cresceu a níveis exponenciais, indicando um enorme interesse por parte dos investidores.
“Os dados na blockchain sugerem acúmulo contínuo de BTC. O número total de endereços com saldo diferente de zero continua aumentando. Mais de 45 milhões de endereços possuem BTC. Um grande número de endereços recebeu exclusivamente Bitcoin – e eles nunca gastaram”, destaca a empresa.
Gatilho de baixa
Mas enquanto o halving não acontece, há um potencial gatilho de baixa no mercado: a possibilidade de venda de grande parte do estoque de BTC da Mt. Gox. À medida que os investidores receberem eus BTC, muitos podem querer realizar os lucros acumulados durante quase dez anos.
No entanto, a Galaxy Digital diz que isso parece improvável. A empresa estima que a maioria dos credores continuará guardando seus BTC para o longo prazo, de modo que o volume de vendas não deverá atingir números significativos.
“Como resultado do hack da exchange de 2014, o administrador da falência de Mt. Gox detém 141.686 BTC mais dinheiro e BCH de acordo com documentos de setembro de 2019. Com base em nossas pesquisas e conversas com os credores da Mt. Gox, não esperamos que haja um evento de fornecimento material para o BTC como resultado de distribuições aos credores.”
- Leia também: ‘Binance Angels’ teriam ajudado chineses a driblar proibição de cripto; Binance investiga