Alta de 17% em Solayer e Virtual impulsiona busca por token L2 promissor da Solana
O mercado cripto vive um momento de intensa movimentação, impulsionado por mudanças geopolíticas nos Estados Unidos e pela busca de investidores por novas oportunidades. Neste cenário, dois projetos chamam atenção, a Solayer (LAYER), com valorização de 16% nas últimas 24 horas, e Virtual Protocol (VIRTUAL), que subiu 15% após anúncio de listagem na Binance.US.
A alta do token Solayer tem sido alvo de especulações. Isso porque traders apontam que o movimento pode ter relação com grandes posições em contratos futuros nas corretoras Binance e OKX, possivelmente coordenadas por market makers profissionais.

Razões para alta de Solayer
Há, ainda, quem associe o movimento a uma possível manipulação de mercado antes do desbloqueio de tokens, que vai ocorrer na primeira quinzena de maior. Por outro lado, críticos destacam supostos problemas no projeto Solayer. Isso inclui, por exemplo, a falta de atividade em canais oficiais e a ausência de fundamentos claros para justificar a valorização.
Por outro lado, o Virtual Protocol também está em alta, mas por um motivo objetivo. A listagem na Binance.US trouxe visibilidade ao projeto, que propõe uma infraestrutura descentralizada para desenvolvimento de agentes de inteligência artificial. O token VIRTUAL, utilizado para transações dentro do ecossistema, passou a ser negociado na rede, com depósitos habilitados desde a segunda-feira (28).

Especialistas observam que o interesse por soluções na rede Solana continua forte, mesmo em meio a debates sobre a sustentabilidade desses movimentos. Enquanto alguns enxergam oportunidades em projetos com adoção crescente, como o Virtual Protocol, um novo projeto começa a chamar atenção também no ecossistema Solana, o Solaxy (SOLX).
Solaxy: Layer 2 da Solana
A Solaxy é uma solução de Layer 2 que combina tecnologia blockchain com o apelo viral dos memecoins. De acordo com dados oficiais, o projeto oferece apresenta um desenvolvimento técnico consistente, evidenciado por uma série de atualizações recentes. No próximo dia 19 de abril, por exemplo, está previsto o lançamento do Solaxy Block Explorer.
Desde março, a equipe trabalha em otimizações de processamento de transações em parceria com a Sovereign, enquanto aprimoramentos na infraestrutura de rollup e soluções de bridging simplificadas foram implementados nos meses anteriores.
Um dos marcos técnicos mais relevantes foi a implementação de provas zkVM em janeiro. A tecnologia usa criptografia zero-knowledge para validar transações com segurança máxima e eficiência escalável. Dessa forma, consegue manter os dados sensíveis ocultos.

O projeto se destaca por unir três elementos-chave, a solidez tecnológica de uma Layer 2 com rollups e ZK-proofs, o apelo cultural característico dos memecoins e plena interoperabilidade com a Solana. De acordo com informações do white paper, 10% dos tokens irão para listagem em exchanges, para dar liquidez inicial ao projeto.
Além disso, 30% serão destinados ao desenvolvimento do projeto, enquanto 25% serão enviados como pagamento para os compradores da pré-venda que colocarem os tokens em staking. Atualmente, a Solana está pagando 125% em recompensas de staking para quem comprar e apostar SOLXY hoje.
Atualmente em pré-venda, cada token SOLX está cotado a US$ 0.001708, valor este que sobre na medida em que a pré-venda avança. No total, o projeto já arrecadou US$ 32,2 milhões de acordo com dados do site oficial do projeto.
O post Alta de 17% em Solayer e Virtual impulsiona busca por token L2 promissor da Solana apareceu primeiro em CriptoFacil.