Alta do Bitcoin ‘flopou’? Analistas opinam
Nic Carter, pioneiro e analista do Bitcoin, levantou uma questão crucial nesta semana. Ele questionou a crença generalizada de que o mercado está prestes a registrar uma alta similar a de 2017/18 ou 2021/22.
“Eu serei aquele que pergunta o porquê. Você tem alguma base para isso ou treinou um modelo com apenas 2 pontos de dados?”, indagou Carter.
A pergunta é pertinente, visto que a situação econômica global difere bastante dos picos dos ciclos anteriores. As primeiras respostas destacaram que o halving e a redução na emissão foram os catalisadores para os mercados em alta.
No entanto, Carter tem uma teoria alternativa na Hipótese do Mercado Eficiente (EMH), que sugere que os preços dos ativos refletem todas as informações disponíveis sobre esse ativo.
Segundo ele, quando aplicada ao Bitcoin, a EMH argumenta que o preço do Bitcoin já refletiria todas as informações relevantes sobre oferta e demanda, tornando difícil prever se o ativo está supervalorizado ou subvalorizado em determinado momento. “Portanto, a tão esperada alta pode não ocorrer”, disse.
Em resposta ao analista, a BitMEX Research apontou que houve quatro picos principais de ciclo, não apenas dois, acrescentando: “Mas sim, é inevitável que esses mercados em alta terminem em algum momento, ou que o período do ciclo aumente significativamente.”
O educador de Bitcoin Dan Held comentou: “Os humanos continuarão a especular/apostar. Essa é a suposição e por isso o BTC vai subir.”
A analista de investimentos Lyn Alden afirmou esperar que o espaço “continue correlacionando geralmente com várias medidas de liquidez global”, acrescentando:
“Não tenho uma visão firme sobre 2024, mas até o final do período combinado 2024/2025, ficaria um pouco surpresa se a liquidez não estivesse mais alta do que agora.”
Alta do Bitcoin ‘flopou’?
Enquanto isso, o coCEO da CoinRoutes, Dave Weisberger, apontou que a rede Bitcoin está mais de duas vezes mais poderosa do que no pico anterior. Ele também mencionou que os ETFs de Bitcoin abrirão o ativo para qualquer pessoa com uma conta de corretagem ou fundo de pensão.
Além disso, vários investidores de alto perfil foram convertidos à crença no Bitcoin, aumentando as chances de adoção como “ouro digital”, concluiu ele.
Em um post separado, o trader Bob Loukas comentou sobre os indicadores apontados por Nic Carter, sugerindo que haverá um grande mercado em alta.
Loukas observou que as taxas de juros atingiram o pico, os ETFs estão chegando e o ciclo de quatro anos do Bitcoin acabou de completar seu primeiro trimestre. “Aceitação das criptomoedas como uma nova classe de ativos está acelerando”, concluiu.
- Leia também: Ripple lança white paper sobre CBDCs