Altseason só chegará em fevereiro de 2025, diz analista
No início desta semana, as altcoins registraram uma recuperação saudável, já que o preço do Bitcoin (BTC) despencou para US$ 58.000, com o domínio do mercado do BTC caindo 2%. Por isso, o mercado especulou se a nova temporada de alta das altcoins (chamada popularmente de altseason) não tinha chegado.
Contudo, o popular analista de criptomoedas Benjamin Cowen disse que é muito cedo para presumir que a valorização das altcoins seguirá em frente. O analista disse que devido à falta de liquidez suficiente, o rali de alta das altcoins não deve chegar antes de 2025.
Domínio do Bitcoin crescerá ainda mais
De acordo com Cowen, as altcoins de fato se recuperaram mais rápido do que o BTC após essa última queda. Mas isso só ocorreu porque as altcoins também caíram mais forte do que o BTC no início da correção.
No entanto, ele chama isso de falsa equivalência, acrescentando que o domínio do preço do Bitcoin ainda não atingiu o topo. Por isso, a tendência do momento é que o Bitcoin siga ganhando espaço, através de novas valorizações.
Cowen destacou que, historicamente, os pares ALT/BTC atuam como osciladores e, apesar das recentes altas, ainda permanecem acima de suas mínimas de longo prazo. Ele acrescentou ainda que, na semana passada, os pares ALT/BTC se recuperaram de 0,36 para 0,40.
Apesar da recuperação, o nível 0,36 marcou o ponto mais baixo nos pares ALT/BTC nos últimos anos. Por isso, essa correlação ainda tem muito espaço para se recuperar antes de chegar a níveis que estabelecem uma verdade temporada de alta em outras criptomoedas.
Sem altseason antes de fevereiro
Cowen também afirmou que em 2019, os pares ALT/BTC sofreram um colapso pouco antes dos cortes nas taxas de juros nos Estados Unidos, subindo brevemente de 0,25 para 0,42. Isso levou muitos a especular que o domínio do BTC tinha atingido o pico e que a altseason estava começando.
No entanto, os pares ALT/BTC caíram posteriormente para 0,25, níveis ainda mais baixos que os atuais.
Apesar das previsões contínuas de um declínio no domínio do Bitcoin ao longo dos anos, Cowen observa que ele tem se mantido consistentemente acima de sua média, mostrando forte resiliência desde o início de 2023.
O analista também destacou que movimentos de alta significativos nos pares ocorreram historicamente nos anos pós-halving. Assim, há uma maior probabilidade de a recuperação das altcoins começar em 2025 do que em 2024.
Por fim, Cowen se mostrou pessimista com a taxa de juros dos EUA, que atualmente está em 5,25%. O analista disse que não acredita em novos cortes este ano, ao contrário da previsão do mercado de que haverá pelo menos um corte. Por isso, os preços das altcoins devem seguir pressionados até que as taxas diminuam.
- Leia também: Domínio do Bitcoin cai e altcoins ganham espaço