Apple bloqueia nova versão de carteira da Coinbase
Na quarta-feira (1), a exchange Coinbase alegou que a Apple bloqueou a nova atualização de seu aplicativo Coinbase Wallet. De acordo com o perfil oficial da carteira, os usuários podem transferir NFTs na nova versão, mas a empresa de Cupertino bloqueou essa funcionalidade.
A Coinbase alega que a Apple bloqueou o serviço porque a transferência de NFTs exige o pagamento da taxa da rede, o popular gas. Só que a Apple exige que os usuários façam compras apenas pela App Store, para que possam coletar 30% da taxa.
Conforme noticiou o CriptoFácil, a Apple estipulou uma comissão de 30% sobre as vendas de NFTs em setembro. Ou seja, qualquer usuário que transfira NFTs usando aplicativos da App Store deve pagar essa comissão.
Apple quer um corte
No entanto, a Coinbase afirma que a demanda da Apple é completamente injustificada, pois a empresa não tem condições de cobrar essa taxa. Em termos práticos, a Apple deveria ter um gateway de pagamento em criptomoedas para conseguir recolher taxas sobre NFTs.
Como o sistema de compra da App Store não suporta criptomoedas, a Coinbase não poderia obedecer, mesmo que tentasse. Ela só teria como recolher as taxas e pagá-las à Apple se seus clientes utilizassem moeda fiduciária.
A disputa entre Coinbase e Apple ocorre em um momento desafiador para a exchange, cujas ações caíram cerca de 80% somente em 2022. Além disso, a empresa reduziu sua força de trabalho como medida de corte de custos em resposta ao declínio nas vendas.
Dessa forma, a taxa de 30% cobrada pela Apple poderia impactar ainda mais os lucros da Coinbase, bem como diminuir o interesse dos usuários. Muitas plataformas de NFT já afirmaram que não vão atualizar mais seus aplicativos para iPhones por causa da nova taxa.
Logo, a cobrança da Apple, que tem o objetivo de coletar parte das receitas de NFTs, pode acabar reduzindo as negociações em seu sistema. Com menos operações, a empresa terá menos taxas para arrecadar.
“Monopólio” da Apple gera preocupação
A equipe por trás do aplicativo observa que a Apple introduziu políticas de proteção de lucro que vêm às custas da “inovação dos desenvolvedores em todo o ecossistema de criptomoedas”. Ou seja, a Apple estaria reduzindo a capacidade de inovação em seu sistema em troca de lucros no curto prazo.
A Coinbase Wallet espera que isso seja um erro e fez um convite à Apple para discutir mais o assunto, mas a empresa não respondeu o convite até o fechamento desta matéria.
A “taxa de 30%” tem sido um ponto controverso entre a empresa mais valiosa do mundo e outros desenvolvedores de aplicativos como o Spotify e a Epic Games, fabricante de “Fortnite”, que acusaram a empresa de fazer uso indevido de seu “monopólio”.
- Leia também: Bitcoin chega mais perto de um novo limite e mercado reage. Criptomoeda “morta”sobe 10% em 24 horas.