Apple lança ferramenta de IA e parte para cima do Google e ChatGPT
Depois dos óculos de realidade aumentada Vision Pro, a Apple decidiu entrar também no mercado de Inteligência Artificial (IA). Conforme noticiado pela Bloomberg, a gigante de tecnologia está trabalhando no desenvolvimento de seu próprio chatbot para concorrer com o Google e o ChatGPT.
Por enquanto, o novo projeto recebe o apelido de “Apple GPT”, justamente uma alusão a ferramenta da OpenAI. No entanto, o foco da Apple não parece ser o de lançar a nova ferramenta para uso público. Em vez disso, a empresa deve focar no desenvolvimento da ferramenta para uso corporativo
Estrutura Ajax
Para criar seu chatbot, a Apple investiu na construção de sua própria estrutura chamada “Ajax”. De acordo com a Bloomberg, a nova estrutura tem como objetivo facilitar a criação de grandes modelos de linguagem.
Embora os detalhes técnicos do Ajax permaneçam em sigilo, seu desenvolvimento representa a ambição da Apple de estabelecer uma infraestrutura robusta para processamento de linguagem natural e sistemas de conversação orientados por IA.
Como resultado direto do desenvolvimento da estrutura Ajax, a Apple desenvolveu internamente o serviço Apple GPT. Ou seja, trata-se de uma tecnologia própria e com suas inovações. Mas o projeto inspira-se no ChatGPT da OpenAI – o Apple GPT aproveita o poder de grandes modelos de linguagem para se envolver em conversas semelhantes às humanas.
Nesse sentido, o programa deve ser capaz de responder a perguntas e fornecer assistência personalizada. Só que a empresa de Cupertino não forneceu mais detalhes sobre a tecnologia. Além disso, não há um cronograma oficial de lançamento ou se há um nome oficial para o sistema.
De acordo com fontes não reveladas, a Apple intensificou seu impulso de IA, envolvendo várias equipes para trabalhar coletivamente no projeto. Essa abordagem colaborativa ressalta a importância que a Apple atribui ao desenvolvimento de recursos avançados de IA que se alinham com seus princípios básicos e aprimoram a experiência do usuário.
Com isso, as maiores empresas dos Estados Unidos já estão de olho na IA e seus benefícios. Além da Apple, o Google possui o Bard e a Microsoft está trabalhando na Bing AI. Já Elon Musk, CEO da Tesla, anunciou o desenvolvimento de uma roupa baseada em Inteligência Artificial, a XAI.
Nova IA impulsiona ações da Apple
A incursão da Apple no desenvolvimento de sua IA resultou em um aumento no valor de suas ações. Após o relatório da Bloomberg sobre o projeto da Apple, as ações da empresa subiram 2,3%, atingindo um novo recorde de US$ 198,23. Somente em 2023, as ações da empresa acumulam alta de 54%.
Por outro lado, a Microsoft, parceira-chave e patrocinadora da OpenAI, experimentou uma leve queda de cerca de 1% com a notícia. Essa reação no mercado de ações reflete a confiança do mercado nas ambições de IA da Apple Inc e seu potencial impacto no setor.
A incursão da Apple no mercado de IA generativa ocorre quando a empresa alcança concorrentes como o Bard do Google e o Bing AI da Microsoft, que fizeram avanços significativos no campo. Ao alavancar sua base de usuários existente, integração de ecossistema e foco em privacidade e segurança, a Apple tem o potencial de oferecer experiências generativas únicas aos seus clientes.
- Leia também: LUNC prepara alta de 30%: qual o próximo alvo?