Apple remove white paper do Bitcoin em nova atualização do MacOS
Conforme noticiou o CriptoFácil, o white paper do Bitcoin (BTC) estava escondido no sistema operacional de dispositivos da Apple. Muitos especularam que a Apple escondeu o paper, mas aparentemente não foi o que aconteceu, pois a empresa removeu silenciosamente o documento.
De acordo com o site Apple Insider, a empresa da maçã lançou sua nova atualização, o macOS Ventura 13.4 beta. Esta versão apaga o aplicativo Virtual Scanner II dos Macs, que era exatamente onde estava escondido o white paper.
Assim como não confirmou a inclusão do paper, a Apple também não confirmou se a exclusão do programa tem a ver com o BTC. Mas o especialista em Mac que se apresenta como 9to5Mac confirmou a exclusão do documento.
Fim do easter egg
Existem inúmeros easter eggs (“surpresas”) e arquivos ocultos no macOS que não aparecem sem algum tipo de ação específica do usuário. Foi o caso do white paper do BTC, que ficara em um local muito escondido nas entranhas do macOS.
No início de abril, um usuário descobriu o paper do Bitcoin em um aplicativo de escaneamento no macOS. Através de uma complexa sequência de comandos, ele conseguiu revelar o documento escondido dentro do Virtual Scanner II.
Contudo, ninguém sabia por que o paper do BTC estava lá. O que se sabe é que todos os macOS instalados desde 2017 continham o documento. E ninguém sabe quem instalou o programa, mas suspeita-se que um funcionário da Apple seja o responsável.
Mas os usuários que executaram o novo macOS Ventura 13.4 beta 3 descobriram a empresa removeu o white paper do Bitcoin. Além disso, a Apple também removeu o aplicativo Virtual Scanner II, impedindo qualquer tentativa de utilizar o documento.
Explicações da Apple
Apesar de várias teorias para explicar a presença do white paper, a explicação real pode ser mais simples. De acordo com especialistas em Mac, é provável que o paper seja apenas um arquivo de teste simples que é convenientemente pequeno.
O desenvolvedor que criou o Virtual Scanner precisou de um arquivo de teste para executar os testes do programa. Dessa forma, talvez ele possa ter colocado o paper por causa de seu tamanho reduzido. Nesse sentido, o criador pode ter sido um investidor de BTC ou inserir o white paper pode ter sido uma “piada”.
No entanto, como as coisas parecem acontecer na internet, as pessoas começaram a especular teorias mirabolantes. A mais fantasiosas delas afirma que o verdadeiro Satoshi Nakamoto era Steve Jobs, cofundador da Apple.
Claro, essa teoria é absurda. Um homem que afirma ser o verdadeiro inventor do Bitcoin até sugeriu que processaria a Apple por violação da lei de direitos autorais.
- Leia também: FTX anuncia venda da LedgerX por R$ 250 milhões