Apple vai liberar compra de NFTs e criptomoedas em aplicativos iOS
A Apple anunciou mudanças significativas em suas políticas para desenvolvedores de aplicativos iOS, permitindo maior liberdade no uso de NFTs (tokens não fungíveis) e criptomoedas. A decisão veio após uma liminar antitruste que proíbe a empresa de restringir links externos de pagamento ou cobrar taxas sobre transações fora da App Store.
De acordo com um comunicado enviado aos desenvolvedores, a Apple atualizou suas diretrizes, permitindo que aplicativos nos EUA incluam botões e links para métodos de pagamento externos. Além disso, os usuários agora podem ser direcionados a mercados secundários de NFTs sem restrições.
Anteriormente, plataformas como a OpenSea tinham funcionalidades limitadas em seus apps para iPhone, impedindo compras diretas de NFTs. Com a mudança, marketplaces e carteiras de criptomoedas poderão oferecer uma experiência mais completa, sem depender de navegadores internos para transações.
Impacto da decisão da Apple no mercado de criptomoedas
A decisão é vista como um avanço para a indústria de blockchain. Wojciech Kulikowski, engenheiro de software da Farcaster, afirmou que isso pode impulsionar uma “corrida do ouro geracional” para aplicativos de criptomoedas, antes limitados pelas políticas rígidas da Apple.
Com a flexibilidade, Kulikowski acredita que os aplicativos móveis nativos de criptomoedas terão um lugar ao sol no App Store. Isso era impossível de se imaginar no passado recente, pois, eles eram bloqueados sumariamente pelo sistema.
Por exemplo, o aplicativo nativo da OpenSea permitia que o usuário tivesse acesso a uma ampla variedade de NFT. Entretanto, o usuário não podia comprar nenhuma NFT diretamente pelo app. Para isso, precisava acessar a plataforma oficial do dApp.

Isso acabava engessando os negócios das empresas de criptomoedas, que deixaram de investir no desenvolvimento de aplicativos nativos para a Apple. Trata-se, portanto, de um prejuízo imensurável, dado que a empresa californiana detém uma grande parcela considerável do mercado de celulares do mundo (cerca de 20% de todos os celulares ativos são da Apple).
Além disso, a App Store da Apple movimenta bilhões todos os anos. De acordo com a Statista, somente em 2024, usuários da loja oficial de aplicativos da Apple gastaram mais de US$ 91 bilhões. Em comparação, usuários da Google Play gastaram US$ 35 bilhões no mesmo período.
Com tanta grana rolando dentro do ecossistema Apple, a flexibilização das regras para NFTs e criptomoedas pode abrir um novo leque de oportunidade para o setor.
Vale destacar, no entanto, algumas restrições antigas permanecem. Aplicativos disponíveis na AppStore não podem oferecer recompensas em criptomoedas por tarefas. Ofertas iniciais de moedas (ICOs) por aplicativos da AppStore e mineração de criptomoedas em dispositivos iOS continuam proibidas.
O post Apple vai liberar compra de NFTs e criptomoedas em aplicativos iOS apareceu primeiro em CriptoFacil.