Aprenda a usar a volatilidade implícita para analisar o Bitcoin
O Bitcoin dolar é conhecido por sua volatilidade de preço. Analisar apenas o gráfico de preços muitas vezes não é suficiente para tomar decisões de compra e venda.
Índices de volatilidade implícita, como DVOL da Deribit e BVIV da Volumex podem complementar a análise técnica tradicional ao fornecer insights sobre o sentimento do mercado e as expectativas.
DVOL e BVIV medem a volatilidade implícita esperada do Bitcoin para os próximos 30 dias, derivada de opções de compra e venda em tempo real.
DVOL é calculado pela Deribit, a maior bolsa de opções de Bitcoin e Ether do mundo.
BVIV é calculado pela Volmex Finance; os dados são extraídos de bolsas (atualmente Deribit e OKX) e, em seguida, combinados em um único conjunto.
Além do Bitcoin, é possível analisar instrumentos específicos do Ethereum através dos símbolos da DERIBIT e VOLMEX , cuja linha de raciocínio é a mesma.
- Leia também: 3 Criptomoedas de IA com os maiores ganhos em 2024
Entendendo como interpretar o gráfico:
- Valores altos de DVOL/BVIV indicam que o mercado espera maior volatilidade nos próximos 30 dias. Isso geralmente está associado à incerteza, medo ou a eventos importantes esperados.
- O índice não indica a direção do preço, mas sim se a volatilidade aumentará ou diminuirá.
- Valores baixos indicam uma expectativa de menor volatilidade e geralmente estão associados a mercados mais calmos e otimistas.
- Para ter uma ideia do movimento diário esperado do Bitcoin, basta dividir o valor do DVOL por 20. Por exemplo, um DVOL de 100 indica um movimento diário esperado de 5%.
- Divergências entre o preço do Bitcoin e o DVOL/BVIV podem sinalizar pontos de inflexão.
- Preço subindo com queda no DVOL/BVIV pode indicar exaustão e um potencial topo.
- Preço caindo com queda no DVOL/BVIV pode indicar exaustão e um potencial fundo.
Por exemplo:
O preço do BTC aqui está no topo, em branco. O DVOL e o RSI do DVOL estão ambos em vermelho. A razão pela qual coloquei o RSI aqui é que ele facilita a análise do DVOL, pois os valores estão em uma faixa fixa, tornando-os mais fáceis de interpretar.
Em 25 de março de 2022, o RSI mostra um valor contraído de 30, ou seja, baixa volatilidade implícita. Isso antecipa um período de calmaria que precede um período de agitação. Nesse caso, a “agitação” logo se materializa em um período de queda de preços.
Quando o RSI atinge então o limite superior da faixa, em 83 (em 12 de maio de 2022), um pico de volatilidade é caracterizado. Em seguida, após isso, a volatilidade começa a diminuir. Essa diminuição na volatilidade do DVOL corrobora o momento de lateralização do Bitcoin dentro da caixa laranja.
- Leia também: Justin Sun prevê lucro de US$ 4 bilhões com memecoins na Tron, mas Pepe Unchained quer rivalizar com SunPump
Concluíndo
Embora o DVOL e o BVIV não devam ser usados isoladamente, eles podem ser ferramentas valiosas para confirmar sinais de gráficos Ethereum e outras criptos, além de antecipar grandes movimentos.
Incorporar a análise de volatilidade implícita em sua estratégia pode melhorar o timing de entradas/saídas e ajudar a gerenciar o risco.
Ideia desenvolvida por andre_007
O post Aprenda a usar a volatilidade implícita para analisar o Bitcoin apareceu primeiro em CriptoFacil.