Argentina sai na frente do Brasil e lança Futuros de Bitcoin
Enquanto a B3 aguarda aprovação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para o lançamento de um produto baseado em Futuros de Bitcoin, a Argentina saiu na frente lançou o seu produto.
Agora, os investidores institucionais na Argentina têm um novo ativo à disposição: o índice de contratos futuros de Bitcoin (BTC) no mercado Matba-Rofex. Este índice começou a ser negociado na quinta-feira (13). Mas, por enquanto, não está disponível para investidores de varejo ou consumidores finais.
O seu público-alvo inicial são as organizações institucionais, como fundos de investimento e empresas. Os contratos de Bitcoin serão liquidados e cotados em pesos argentinos, tomando como referência o índice construído pela Matba-Rofex baseado nos preços das criptomoedas na moeda local, calculados pelas bolsas de valores locais.
Os contratos futuros são um tipo de produto de negociação de derivativos que envolvem um acordo entre duas partes para comprar ou vender um ativo subjacente a um preço especificado em uma data futura.
Ismael Caram, Chefe de Ativos Criptográficos e Digitais da Matba-Rofex, destacou à imprensa que o tamanho do lote do seu contrato futuro é equivalente a 0,1 BTC. Existe um multiplicador estabelecido que o mercado usa para adaptar seu valor conforme a evolução do preço da criptomoeda.
Futuros de Bitcoin
“Se a criptomoeda mudar forte e rapidamente de preço, permite que o tamanho nominal do contrato seja ajustado nesse sentido”, comentou Caram.
Esses contratos têm um limite para a posição aberta, assim como o resto dos contratos futuros, que têm um máximo por principal. Caram esclareceu que o limite da posição aberta é de aproximadamente 40% do valor do Bitcoin.
Este limite é determinado pela Circa, a câmara central de contraparte do mercado futuro, e é ajustado com base na volatilidade do produto.
A introdução desse índice de Bitcoin na bolsa argentina ocorre dois meses após a Comissão Nacional de Valores (CNV) aprovar a negociação de futuros de Bitcoin nas bolsas de valores, permitindo assim o lançamento desse ativo na Matba-Rofex.
Os primeiros produtos de futuros de Bitcoin foram aprovados em dezembro de 2017, nos EUA, com o lançamento de futuros de Bitcoin na Chicago Mercantile Exchange (CME) e na Chicago Board Options Exchange (CBOE).
Na época, o preço do Bitcoin atingiu seu pico histórico de quase US$ 20.000. Mas, após o lançamento, houve uma correção significativa e o preço do Bitcoin começou um período de baixa que durou quase todo o ano de 2018.
Entretanto, ao longo do tempo, os futuros de Bitcoin se estabeleceram como uma importante ferramenta de hedging e especulação para investidores institucionais.