Arkham Intelligence teria explorado falhas de exchanges para roubar dados de usuários
A empresa de inteligência em criptomoedas, Arkham Intelligence, está enfrentando acusações graves após um relatório divulgado pela plataforma de denúncias Crypto Leaks. O relatório acusa a empresa de explorar vulnerabilidades em grandes exchanges para obter informações pessoais dos usuários.
O relatório, divulgado em 5 de outubro, é baseado em um depoimento em vídeo de um suposto ex-engenheiro da Arkham, cujo nome foi divulgado como “Kevin” para proteger sua privacidade.
No vídeo, Kevin alega que a Arkham utilizou exploits “backdoor” na Binance e na FTX para vincular os usuários das exchanges às suas carteiras de criptomoedas privadas. A pessoa afirma que o CTO da Arkham pediu a Kevin que criasse várias contas em seu nome para contornar as restrições de AML/KYC (Anti-Lavagem de Dinheiro e Conheça Seu Cliente) na criação de contas.
“Pediram-me para criar uma conta na Binance e na FTX… para estudá-la, porque sou cidadão europeu e eles não são”, disse.
Arkham Intelligence
Se as denúncias forem verdadeiras, isso sugere que a empresa estava usando várias contas na Binance para rastrear transações em endereços de depósito e retirada a fim de melhorar sua capacidade de identificar os proprietários de endereços ligados à Binance. Isso constituiria uma violação grave da privacidade do usuário e dos termos de serviço da exchange.
A Arkham anuncia abertamente ter tecnologia para “desanonimizar” transações em blockchain e conectar endereços a identidades do mundo real. No entanto, a empresa sustenta que isso é feito de forma legal usando dados públicos.
O relatório da Crypto Leaks também faz alegações de violações de valores mobiliários, práticas de gestão “cult-like” e comportamento antiético na Arkham não relacionado às explorações de exchanges. Essas acusações mais amplas pintam a empresa de forma negativa, mas contêm menos detalhes do que as alegações de exploração de exchanges. Nem a Arkham nem a Binance emitiram declarações sobre as denúncias.