Astar anuncia queima de US$ 38 milhões em tokens
A Astar Network, uma solução layer 2, está propondo a queima de 350 milhões de tokens ASTR, avaliados em US$ 38 milhões no momento da publicação. Conforme anunciaram os desenvolvedores do projeto, essa medida visa aprimorar o tokenomics da criptomoeda.
O anúncio destaca que, no curto prazo, a queima de uma parcela significativa do suprimento de ASTR reduzirá as pressões inflacionárias. Ao mesmo tempo, aumentará potencialmente o valor de mercado do token.
Esse impacto imediato pode fortalecer a confiança dos investidores e tornar as recompensas de staking mais atrativas. A longo prazo, essas medidas contribuem para uma economia de tokens mais sustentável. Isso porque corrigem questões inflacionárias iniciais e alinhando o suprimento total com condições realistas de mercado.
Queima da criptomoeda Astar
Os próximos passos incluem um período de três semanas de discussão aberta, durante o qual os membros da comunidade podem opinar sobre a proposta da fundação.
Em seguida, ocorrerá uma votação comunitária de uma semana para determinar o destino dos 350 milhões de tokens ASTR. Isso corresponde a 5% do suprimento inicial de ASTR, provenientes das reservas da fundação. Se a proposta for aprovada, os tokens serão queimados e as recompensas de staking realocadas.
Originalmente, a reserva de 350 milhões de ASTR foi separada no lançamento da Astar nas parachains da Polkadot. No entanto, a próxima atualização da rede Polkadot, chamada de “Agile Coretime”, removerá o sistema de parachains, financiado por leilões de empréstimos coletivos, do ecossistema.
“Boa proposta, a queima atuará como um mecanismo deflacionário, considerando que os tokens eram destinados a um propósito que agora está quase extinto (leasing de parachains). Uma queima seria ideal. Afinal, ajudaria a impulsionar tanto o TVL quanto os stakers, considerando que é uma quantidade significativa de tokens que sairá de circulação, o que é sempre benéfico para qualquer economia”, destacou um dos comentários da proposta.
No primeiro trimestre do ano a Astar lançou sua plataforma zkEVM, uma rede zero-knowledge layer-2. A solução visa permitir transações entre as blockchains Astar e Polygon.
Essa integração ocorre por meio do AggLayer, um protocolo que suporta contratos inteligentes multichain via provas agregadas de conhecimento zero, tornando as cadeias operacionais para os usuários finais como se tivessem se fundido em uma única rede.