Atualização do Ethereum pode deixar os blocos 33% mais rápidos
Nesta semana, uma nova Proposta de Melhoria do Ethereum (EIP) intitulada EIP-7781 chegou na rede Ethereum. Introduzida em 05 de outubro, a nova atualização visa reduzir o tempo de bloco do Ethereum de 12 segundos para 8 segundos.
Com isso, a rede pode facilitar a execução de transações ao melhorar o tempo de espera entre cada bloco. De acordo com Ben Adams, cofundador da Illyriad Games e criador da EIP-7781, ela também pode aumentar a capacidade de dados e aumentar a taxa de transferência da rede em 50%.
Só que esta atualização pode trazer dificuldades para os validadores solo, que poderão ter que trocar seus equipamentos. Isso traz à tona velhas preocupações com uma eventual centralização do consenso de Prova de Participação (PoS).
Grande passo para o Ethereum
No final de semana, 06 de outubro, um desenvolvedor conhecido pseudônimo como Cygaar saudou a EIP-7781 como o “primeiro grande” passo para melhorar o desempenho da Camada 1 do Ethereum. Eles sugeriram que implementá-lo poderia reduzir gargalos de rede e melhorar a capacidade de dados.
A EIP-7781 foi projetada para expandir a capacidade de “blobs”, uma estrutura de dados temporária que reduz taxas em redes de camada 2 (L2). Essa expansão permite que a rede principal também consiga aumentar sua capacidade
As mudanças propostas visam melhorar a taxa de transferência enquanto distribuem uniformemente o uso da largura de banda. Alguns esperam que isso reduza as demandas de pico sem aumentar o número de blocos, beneficiando as redes de Camada 2.
Muitos expressaram apoio à proposta de melhoria. No tópico do GitHub, o pesquisador Justin Drake, da Etheruem Foundation, observou que o plano se alinha com metas de escala mais amplas estabelecidas por Vitalik Buterin, bem como várias outras organizações de escala.
Drake afirmou que reduzir o tempo de bloco poderia melhorar a eficiência das exchanges descentralizadas (DEXs), como a Uniswap v3, em 22%. Como resultado, isso pode economizar aproximadamente US$ 100 milhões a cada ano em arbitragem das DEX com exchanges centralizadas.
Além disso, especialistas dizem que a atualização poderia melhorar a experiência do usuário para contratos inteligentes do Ethereum reduzindo os tempos de confirmação em 33%. As mudanças também distribuiriam os tempos de pico de carga de forma mais uniforme em mais slots, reduzindo a tensão durante períodos de alta demanda.
Risco para validadores solo?
No entanto, nem todos os desenvolvedores ficaram satisfeitos. Alguns estão preocupados com o impacto do plano em solo stakers, ou seja, os validadores que não utilizam pools.
De acordo com alguns deles, tempos de bloco mais curtos exigiriam execução mais rápida e hardware mais potente para validar as transações, o que, por sua vez, aumentaria as demandas de largura de banda e processamento.
A maioria dos validadores utiliza equipamentos convencionais, como notebooks e placas de vídeo. Mas com a nova exigência, eles poderiam ter que gastar mais recursos comprando novos hardwares.
Respondendo à postagem de Cygaar, Adam Cochran, um parceiro da Cinnehaim Ventures, descreveu a EIP como “razoável”. No entanto, ele enfatizou a necessidade de que o limite de gás para cada bloco permaneça o mesmo para que seja viável para a maioria dos usuários.
Além disso, o professor de Ciência da Informação alertou que o aumento das demandas poderia prejudicar as metas de descentralização de longo prazo do Ethereum, tornando mais difícil para os usuários comuns atuarem como validadores.
O post Atualização do Ethereum pode deixar os blocos 33% mais rápidos apareceu primeiro em CriptoFacil.