Atualização Pectra é lançada com sucesso no Ethereum
Após meses de expectativa, atrasos e debates, a rede Ethereum finalmente recebeu a atualização Pectra. Sua ativação ocorreu nesta quarta-feira (07) por volta das 07h05 (horário de Brasília). Cerca de 13 minutos depois, às 07h18, todos os validadores confirmaram a atualização.
Embora a Pectra tenha sofrido com problemas durante os testes, a atualização não apresentou nenhum contratempo. Como resultado, a Pectra se torna um dos hard forks mais importantes da rede desde a atualização The Merge, lançada em 2022.
Logo em seguida à implementação, a Fundação Ethereum escreveu uma mensagem em sua conta no X confirmando o sucesso da Pectra. Mas a equipe garantiu que vai monitorar a rede pelas próximas 24 horas para garantir a rápida correção de eventuais falhas que possam ocorrer.
O preço do ETH teve alta de 3,8% após o lançamento da Pectra e subiu para US$ 1.836, de acordo com dados do CoinGecko.

Atualização Pectra no Ethereum
A atualização reúne a camada de execução Prague e a camada de consenso Electra, uma fusão técnica que reúne 11 Propostas de Melhoria do Ethereum (EIPs). Foi daí que surgiu o nome Pectra, mas que também mantém a tradição do Ethereum de nomear atualizações com nomes de cidades (Pectra é o nome em inglês da famosa cidade de Petra, na Jordânia).
Originalmente programado para março, a Pectra foi adiada para abril e depois para 7 de maio após uma série de problemas técnicos que atrasaram seu lançamento. Os desenvolvedores encontraram problemas de finalidade na rede de testes Holesky e um pequeno erro na Sepolia, o que forçou a equipe a refazer os testes.
A confiança só foi restaurada após a implementação bem-sucedida na rede de testes Hoodi, culminando com a aprovação da chamada para desenvolvedores principais em 3 de abril.
“Vamos prosseguir e garantir o Pectra na rede principal em 7 de maio”, disse Alex Stokes, pesquisador da Fundação Ethereum na época. “Feliz Pectra a todos.”
Entre as principais novidades da Pectra está a EIP-7702, que introduz a abstração de contas. Ou seja, ela permite que carteiras de criptomoedas comuns se comportem como contratos inteligentes, permitindo que usuários paguem taxas de gas em outros tokens além do ETH.
A Pectra também aumenta o limite de participação individual de validadores de 32 ETH para 2.048 ETH. Isso oferece suporte a validadores maiores, ao mesmo tempo que permite que os menores acumulem recompensas de forma mais eficaz. Mas alguns usuários acusaram a rede de centralizar a validação em quem tem mais ETH.
Binance e Coinbase suspenderam transações
Durante a implementação da Pectra, as corretoras de criptomoedas Binance e Coinbase suspenderam temporariamente os depósitos e saques de Ethereum (ETH).
De acordo com a Binance, o ETH e tokens em redes de Camada 2, como Arbitrum, Optimism, Base, Scroll, Worldcoin e zkSync, foram afetados. A pausa na exchange começou às 06h45 (horário de Brasília) e durou até a implementação da Pectra.
A Coinbase também suspendeu as negociações de ETH e outros tokens até a implementação da Pectra.
O post Atualização Pectra é lançada com sucesso no Ethereum apareceu primeiro em CriptoFacil.