B3 lança negociação de token RWA de energia em parceria com Uinvex

Share

Token RWA estreia na B3

A B3, bolsa de valores do Brasil, anunciou nesta terça-feira (3), o lançamento da primeira negociação de um token RWA (Real World Asset) de energia em uma bolsa no país.

O token resulta de uma parceria entre a B3 e a Uinvex, plataforma de investimentos regulada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Nesta operação, a Uinvex realizou a captação primária para investimentos na Saveon Energia, empresa especializada em energia solar.

Além disso, a empresa contratou a plataforma desenvolvida pela B3 para permitir a tokenização e a negociação subsequente dos contratos de investimento, com liquidação financeira via PIX, rastreabilidade e controle de titularidade.

De acordo com André Sobreira, cofundador da Uinvex, no setor imobiliário, a última oferta da empresa proporcionou um retorno de 22% ao ano, com o capital devolvido aos investidores.

No setor de energia solar, por sua vez, a captação atual tem retorno estimado em 25% ao ano. Além disso, ele ressaltou que todas as captações da empresa foram concluídas entre duas e seis semanas.

“Este é um marco para o mercado de capitais, uma abordagem inovadora que possibilitará maior eficiência na emissão de ativos originados via crowdfunding e mais flexibilidade para os investidores que participam deste mercado”, afirmou Flávia Mouta, diretora de Emissores da B3.

Token RWA de energia na B3

Além disso, Ivano Westin, cofundador da Uinvex, destacou que a empresa é o elo entre investidores em busca de investimentos com retornos potenciais expressivos e empresas de qualidade em todo o Brasil que começam a ter acesso ao mercado financeiro.

“Viabilizar as transações subsequentes através da tokenização é uma iniciativa extraordinária da B3 e da CVM, contribuindo para a liquidez dos investidores e transformando o acesso ao mercado de capitais no Brasil”, afirmou.

A resolução CVM 88, atualizada em 2022, permitiu que as plataformas de crowdfunding atuem como intermediárias na compra e venda de títulos das empresas que realizam ofertas em suas plataformas, denominadas transações subsequentes.

Nesse contexto, a B3 é responsável por oferecer toda a infraestrutura para tokenização e negociação de ativos no mercado subsequente, enquanto as operações continuam sendo gerenciadas pela Uinvex, assim como todo o relacionamento com empresas e investidores.

Em abril deste ano, a B3 anunciou o lançamento oficial de sua plataforma de tokenização. Desenvolvida em parceria com a B3 Digitas, especializada em produtos para ativos digitais, a solução é customizável e pode atender a qualquer plataforma de financiamento coletivo.

Além disso, a tecnologia utilizada, o Hyperledger Fabric, garante segurança e agilidade nas transações.

“Estamos trazendo para o mercado uma solução white label ágil e segura, que possibilita ao setor de crowdfunding oferecer um ambiente para que os investidores possam transacionar sua participação em startups e pequenas e médias empresas”, disse Jochen Mielke de Lima, CEO da B3 Digitas, durante o lançamento.

Para o desenvolvimento dessa solução, a B3 contou com o apoio da Kria, que possui investimento do Grupo Foxbit, e da EqSeed. Dessa forma, a B3 busca ampliar o acesso ao mercado de capitais e fomentar o crescimento de empresas emergentes.

O post B3 lança negociação de token RWA de energia em parceria com Uinvex apareceu primeiro em CriptoFacil.

.

  • 4 de Dezembro, 2024