Bancos do Reino Unido se recusam a trabalhar com empresas cripto

Share

bancos-reino-unido-criptomoedas-cripto

Empresas do mercado de criptomoedas no Reino Unido estão enfrentando dificuldades para obter serviços bancários, segundo um relatório da Bloomberg.

A saída dos credores norte-americanos Silvergate Capital, Signature Bank e Silicon Valley Bank só agravou a situação. Embora o primeiro-ministro Rishi Sunak esteja empenhado em estabelecer o Reino Unido como um centro de ativos digitais, os bancos locais parecem estar trabalhando contra esse objetivo.

A situação é similar a ocorrida no Brasil entre os anos de 2016 a 2020 quando os bancos negaram abrir contas para empresas de criptomoedas alegando que elas poderiam ser usadas para a prática de diversos crimes.

No caso nacional um processo chegou a ser aberto no CADE porém, com a integração entre bancos e empresas de criptomoedas, o processo foi julgado sem atacar nem bancos nem exchanges, o famoso ‘abafar o caso’.

Já na atual situação do Reino Unido, executivos de criptomoedas no país expressaram frustração com contas bancárias congeladas, pedidos rejeitados e uma grande quantidade de papelada.

Algumas empresas chegaram a apresentar queixas ao governo. Edouard Daunizeau, fundador da SavingBlocks, uma start-up de criptomoedas, revelou que teve dificuldades em proteger a conta bancária de sua empresa.

Cripto Vs. bancos

Depois de ser rejeitado por sete dos nove bancos que abordou, ele foi obrigado a fornecer mais documentação para os dois bancos que aceitaram seu pedido.

Joe David, cofundador da Nephos Group, uma empresa de contabilidade e serviços profissionais especializada em criptomoedas, afirmou que a conta de sua empresa foi congelada por mais de três meses a partir de novembro.

Grandes bancos como HSBC Holdings e NatWest Group também restringiram a quantidade de dinheiro que os clientes podem movimentar em trocas de criptomoedas.

De acordo com Simon Jennings, diretor executivo do UK CryptoAsset Business Council, “quando a criptomoeda começou, os puristas diziam que a criptomoeda derrubaria os bancos. Mas, ironicamente, são os bancos que podem derrubar as criptomoedas”.

Situação similar também vem ocorrendo nos EUA, no qual bancos estão dificultando a vida de empresas de criptomoedas e houve até um comunicdo oficial de associações de bancos pedindo para que as instituições ‘tivessem uma atenção maior’ com contas ligadas a empresas e pessoas que operam com criptomoedas.

.

  • 4 de Abril, 2023