Bankman-Fried foi preso, o que acontece agora? E onde estão Caroline Ellison e Sam Trabucco?

Share

Principais conclusões

  • Sam Bankman-Fried foi preso nas Bahamas e pode ser extraditado para os EUA
  • A CEO da Alameda, Caroline Ellison, teria sido flagrada em Nova York
  • O ex-CEO Sam Trabucco renunciou em agosto e evitou em grande parte os mesmos níveis de escrutínio que os outros dois

Ah, Sam.

O infeliz fundador da FTX, Sam Bankman-Fried, foi preso na segunda-feira pela Força Policial das Bahamas, depois que os EUA apresentaram acusações criminais contra ele. As Bahamas declararam que esperam que os EUA também solicitem extradição em breve.

“Como resultado da notificação recebida e do material fornecido com ela, foi considerado apropriado que o procurador-geral solicitasse a prisão de SBF e o mantivesse sob custódia de acordo com a Lei de Extradição de nosso país”, disse o comunicado, atribuído ao procurador-geral Ryan Pinder.

As acusações contra Bankman-Fried supostamente incluem fraude eletrônica, conspiração de fraude eletrônica, fraude de valores mobiliários, conspiração de fraude de valores mobiliários e lavagem de dinheiro. As acusações podem levar Bankman-Fried a décadas de prisão. Ops!

O que acontecerá?

Essa é uma seleção divertida de acusações, revelando que Bankman-Fried realmente fez tudo isso.

Ele deveria testemunhar perante o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara às 10h EST de hoje ao ouvir sobre o crash da FTX. Esse não é mais o caso, em vez disso, Bankman-Fried comparecerá ao Tribunal de Magistrados em Nassau, Bahamas.

Assim que Bankman-Fried voltar a solo americano, um julgamento não acontecerá tão cedo. Este é um crime de escala histórica em inúmeras jurisdições, e o caso levará muito tempo.

A SEC também fez acusações separadas de que Bankman-Freid fraudou os investidores.

“Alegamos que Sam Bankman-Fried construiu um castelo de cartas com base no engano, enquanto dizia aos investidores que era um dos edifícios mais seguros em cripto”, disse o presidente da SEC, Gary Gensler. “A suposta fraude cometida pelo Sr. Bankman-Fried é um alerta para as plataformas criptográficas de que elas precisam estar em conformidade com nossas leis.”

O que acontecerá com Caroline Ellison?

Obviamente isso também acontecerá com a CEO da Alameda, Caroline Ellison. A Alameda é a empresa comercial também fundada por Bankman-Fried, e para onde os fundos de clientes da FTX foram enviados para compensar grandes perdas comerciais.

Acredita-se que Ellison estava em Hong Kong no momento da prisão, mas ela pode ter sido vista em um café em Manhattan, o que significa que ela já está em solo americano.

Isso gerou especulações de que um acordo judicial pode ter sido alcançado, embora isso seja tudo especulação.

Bankman-Fried negou repetidamente que supervisionasse totalmente todas as operações, contestando que “não estava administrando a Alameda” e “não sabia o tamanho de sua posição”.

Isso sugere que Bankman-Fried está jogando Ellison, sua ex-namorada, na fogueira. Ellison não twitta desde 9 de novembro, com o silêncio no rádio desde a falência.

Ela havia tuitado anteriormente em 6 de novembro para o CEO da Binance, Zhao, tentando comprar os tokens FTT em colapso – o token nativo de baixa liquidez da FTX que sustentava artificialmente todo o ecossistema – de Zhao por $ 22 por ação (o próprio Zhao também está enfrentando acusações criminais relacionadas a um caso separado).

O tempo dirá o que aconteceu com Ellison, mas parece quase impossível acreditar que tanto Bankman-Fried quanto Ellison não sabiam o que estava acontecendo em ambas as empresas, dado o tamanho do dano – US$ 8 bilhões. Isso e o fato de que, você sabe, ambos eram CEOs das respectivas entidades.

E Sam Trabucco?

Depois, há o caso de Sam Trabucco.

Trabucco é o ex-co-CEO da Alameda, ao lado de Ellison. Seu timing foi, como devo dizer isso, interessante. Ele anunciou sua aposentadoria menos de três meses antes do colapso do castelo de cartas, quando Ellison se tornou a única CEO.

Em um tópico infame no Twitter, ele citou o aumento das horas de trabalho e uma mudança de prioridades para deixar o cargo.

“Cheguei a um ponto da minha vida em que quero outras coisas. Que outras coisas? Não tenho certeza, exatamente. Ultimamente tenho estado muito feliz, passando muito tempo viajando, visitando amigos e familiares, trabalhando em ‘mim mesmo’, entre outras coisas. Também comprei um barco, foi legal”.

Não sei por que Trabucco não está enfrentando escrutínio. O espiral da morte de LUNA em maio foi supostamente o que desencadeou muitas perdas para a Alameda que levaram à mistura de fundos da FTX. Três meses depois desse colapso, em agosto, Trabucco renunciou. Como CEO, ele devia saber o que estava acontecendo, mas ainda assim está escapando do escrutínio.

Ele também ficou em silêncio desde a falência, seu último tweet de 8 de novembro desejava que o “caminho à frente fosse mais brilhante”.

Ele também revelou ter comprado duas propriedades no valor de $ 8,7 milhões em dinheiro no ano passado. Isso é um acréscimo à compra do iate mencionada acima, para a qual ele contratou um freelancer no Fiverr para criar o logotipo (ele o chamou de “Soak my Deck” aparentemente).

Portanto, não esqueçamos que ele é uma figura chave em tudo isso.

Pensamentos finais

Provavelmente haverá mais reviravoltas na história, mas agora que um dos três principais executivos foi preso, estou curioso para ver o que acontecerá com os outros dois.

O julgamento de Bankman-Fried provavelmente não começará por um bom tempo, e a coisa toda não será resolvida por anos. Quanto aos outros dois, todas as apostas estão canceladas, mas eu não ficaria surpreso se eles recebessem uma cobrança em suas portas tão cedo.

Uma verdadeira bagunça e uma história triste para toda a indústria.

The post Bankman-Fried foi preso, o que acontece agora? E onde estão Caroline Ellison e Sam Trabucco? appeared first on Guia do Bitcoin.

.

  • 13 de Dezembro, 2022