Binance anuncia listagem do ZKsync, mas token ZK desaba 20%
A Binance, uma das maiores exchanges de criptomoedas do mundo, anunciou nesta segunda-feira (17) a listagem dos pares de negociação do protocolo ZKsync (ZK). Além disso, a exchange anunciou o lançamento de um programa de distribuição de tokens, em resposta às preocupações levantadas pela comunidade.
A partir das 8h UTC (5h BRT), o token ZK estará disponível para negociação à vista com pares como BTC, USDT, FDUSD e a lira turca. Os usuários já podem depositar ZK em suas contas, e os saques estarão liberados um dia após a listagem.
A listagem coincide com o início das reivindicações do airdrop dos tokens do ZKsync, que ocorrerá uma hora antes do início das negociações na plataforma. Este movimento é parte dos esforços da Binance para atender às demandas e críticas dos usuários em relação à distribuição de tokens.
ZKsync, Binance, airdrop e token ZK
Em resposta às críticas da comunidade sobre o airdrop do ZK, a Binance anunciou um programa de distribuição de tokens que visa beneficiar cerca de 52.500 usuários. A exchange vai distribuir 10,5 milhões de tokens ZK.
Para serem elegíveis, os usuários devem ter realizado pelo menos 50 transações na rede ZKsync Era entre fevereiro de 2023 e março de 2024, distribuídas por um mínimo de sete meses. Além disso, os usuários não podem ter reivindicado tokens ZK por meio do programa oficial de airdrop ZK Nation.
Os endereços qualificados receberão os tokens ZK por ordem de chegada, com o primeiro airdrop programado para 25 de junho. A exchange reconheceu que há preocupações contínuas sobre a distribuição do token ZK, mencionadas pela ZKsync Association na semana passada.
Parte da comunidade expressou ceticismo nas redes sociais, com alguns classificando o projeto como um “golpe” devido à falta de medidas adequadas para prevenir ataques Sybil, onde indivíduos criam múltiplas contas falsas para maximizar a aquisição de tokens.
Críticas ao airdrop do protocolo
Mudit Gupta, diretor de segurança da informação da Polygon, comentou no X (antigo Twitter) que o airdrop do ZKsync foi um dos mais “facilmente cultiváveis”, criticando a ausência de filtragem eficaz contra ataques Sybil.
Em resposta às críticas, a equipe ZKsync afirmou que, apesar das preocupações da comunidade, manterá seu plano original. Eles disponibilizaram um conjunto de perguntas frequentes, afirmando que não identificaram problemas significativos com o airdrop.
Enquanto isso, o token ZK segue em baixa. De acordo com dados do CoinGecko, nas últimas 24 horas, o preço do criptoativo recuou cerca de 20%. No momento da redação desta matéria, o token está custando US$ 0,25. Ou seja, no caso do ZK, não ocorreu o chamado “Efeito Binance” – valorização do ativo ao ser listado na Binance.