Bitcoin Core toma decisão polêmica que pode dividir a rede

Share

bitcoin-core-atualizacao

Os desenvolvedores do Bitcoin Core confirmaram que a próxima versão do software removerá a antiga restrição de 80 bytes nas saídas de transações OP_RETURN. Essa atualização foi alvo de debates intensos na comunidade, com posicionamentos bem opostos de ambos os lados.

De acordo com os usuários que expressaram insatisfação com a medida, a remoção vai abrir espaço para que os usuários coloquem dados em excesso nos blocos. Isso pode sobrecarregar a rede do Bitcoin e exigir que os nós tenham que suportar mais dados, comprometendo a descentralização.

Por outro lado, os defensores da remoção alegam que o limite é inócuo, já que poucas transações obedecem a esse limite. Além disso, eles afirmam que a remoção não vai comprometer a capacidade da rede.

Desde que o debate da nova atualização começou, usuários do Bitcoin passaram a buscar alternativas ao Bitcoin Core. Nesse sentido, o software Bitcoin Knots ganhou popularidade e já conta com mais de 1.500 nós. Este software não vai aderir à remoção do limite no OP_RETURN.

Bitcoin Core vs Bitcoin Knots.
Nós rodando o Bitcoin Knots (verde) têm forte crescimento. Fonte: Coin.dance.

Polêmica do Bitcoin Core

A informação foi divulgada em um anúncio no GitHub em 5 de maio pelo desenvolvedor de Bitcoin, Gregory Sanders. De acordo com a publicação, a mudança ocorrerá na próxima versão do Bitcoin Core. Atualmente, o programa está na versão 29.0.

“A próxima versão do Bitcoin Core, por padrão, retransmitirá e minerará transações cujas saídas OP_RETURN excedam 80 bytes e permitirá qualquer número dessas saídas”, disse Sanders.

O OP_RETURN é uma função do Bitcoin que permite a inscrição de mensagens nas transações da rede. Foi usando esta função que Satoshi Nakamoto publicou a famosa manchete do The Times em 03 de janeiro de 2009, quando lançou o bloco-gênese.  

Já o limite de 80 bytes impede que as pessoas incluam dados em excesso e sobrecarreguem a rede com dados. De fato, o próprio Sanders explicou que o limite de 80 bytes era originalmente um “sinal suave e moderado para transações sem pagamento”.

No entanto, ele afirma que o limite perdeu sua utilidade com o avanço do Bitcoin. De acordo com Sanders, muitos pools privados de mineração já ignoram o limite, e os usuários frequentemente encontram soluções alternativas. Em vez de impedir o uso indevido, elas começaram a incorporar dados de maneiras mais complexas.

Alguns propuseram a introdução de listas negras para impedir esses truques, mas os desenvolvedores rejeitaram a ideia. Eles argumentaram que as listas negras não são confiáveis e podem levar pessoas inocentes a perder dinheiro.

Ele explicou que os desenvolvedores consideraram três opções antes de tomar uma decisão. A primeira foi manter o limite, a segunda foi aumentá-lo para caber mais dados, e a terceira era removê-lo completamente. Sanders disse que a terceira opção recebeu “amplo apoio, embora não tenha sido aprovada com unanimidade”.

O desenvolvedor também esclareceu que a remoção da restrição não enfraquece a segurança do Bitcoin. Isso porque regras como o limite de bloco de 4 milhões de unidades de peso e outras salvaguardas permanecem em vigor. 

Debate na Comunidade

Como se trata de uma atualização que não altera as regras de consenso, o fim do limite do OP_RETURN não exige apoio de 95% da rede. Mas  o anúncio iniciou um debate na comunidade, que se dividiu quando ao apoio.

O mantenedor do Bitcoin Knots, Luke Dashjr, descreveu a remoção como “uma completa insanidade“. Já Samson Mow disse que os usuários “podem se recusar a atualizar e permanecer na versão 29.0 ou executar outra implementação”. Mow se referia ao Bitcoin Knots, cujos nós executando o seu software dispararam mais de 400% desde setembro, saindo de 220 para quase 1.100.

Os críticos também argumentaram que a proposta foi apresentada sem um processo de tomada de decisão adequado.

“Acho que uma coisa está bem clara: não há consenso no momento sobre essa questão do OP_RETURN”, disse Marty Bent, sócio-gerente do Fundo Ten31.

Por isso, muitos acreditam que a mudança pode desencadear a maior disputa no Bitcoin desde a Guerra dos Blocos de 2017. O próprio Samson Mow disse em 2024 que o Bitcoin pode travar uma nova Guerra dos Blocos em breve.

O post Bitcoin Core toma decisão polêmica que pode dividir a rede apareceu primeiro em CriptoFacil.

.

  • 7 de Maio, 2025