Bitcoin precisa de novo impulso para voltar a subir, diz especialista
O Bitcoin (BTC), a maior criptomoeda do mercado, está lutando para manter seu valor, após cair para US$ 27.000. Sem um fator impulsionador claro para um aumento de preço, o mercado está apresentando uma perspectiva incerta.
Markus Thielen, chefe de pesquisa e estratégia da Matrixport, um provedor de serviços de criptomoedas, sugere que a onda de liquidez da inflação mais baixa nos EUA, que impulsionou o BTC e outros ativos este ano, pode ter se esgotado.
“O mercado precisa de um novo impulso para elevar os preços”, disse Thielen.
Ele aponta que, embora o setor de tecnologia costume ter uma correlação com o Bitcoin, isso não está acontecendo agora, já que os dois não compartilham um fator impulsionador comum. O setor tecnológico, por exemplo, vem aumentando graças à revolução da inteligência artificial e ao ChatGPT, mas este impulso não tem beneficiado o Bitcoin.
No último mês, o preço do índice de ações NDXT, que inclui as ações das 100 maiores empresas de tecnologia, subiu 13%. Em contraste, o Bitcoin viu uma queda de 7% no mesmo período, de acordo com o Google Finance.
Analisando a situação, alguns especialistas alertam que, se o mercado não encontrar uma narrativa convincente para aumentar o preço do Bitcoin, o próximo halving pode acabar sendo o fator impulsionador.
- Leia também: Deputado revela projeto para banir CBDC dos EUA
Halving como catalisador de preço do Bitcoin
O halving é a redução pela metade da emissão de Bitcoin, um evento que ocorre aproximadamente a cada quatro anos, com o próximo previsto para abril do próximo ano. Historicamente, o halving tem impulsionado o preço do Bitcoin devido à percepção de escassez do ativo pelos investidores.
Se essa narrativa se tornar atraente novamente, podemos ver um aumento nos preços do BTC. No entanto, vale a pena lembrar que padrões passados não garantem necessariamente repetições futuras.
Além disso, o especialista apontou que outros catalisadores para o preço do Bitcoin podem ser a liberação de um ETF Spot de Bitcoin nos EUA ou a China liberar, de forma regulamentada, a negociação de criptoativos.