Bithumb: acionista da exchange comete suicídio
A polícia encontrou uma pessoa morta nesta sexta-feira (30), na Coreia do Sul. Conforme informaram as autoridades, a pessoa é “Park”, vice-presidente da Vidente Co, uma empresa relacionada à exchange sul-coreana Bithumb.
De acordo com as autoridades, Park enfrentava uma investigação pelas autoridades sul-coreanas por suspeita de peculato. Além disso, respondia por supostos crimes de manipulação de preço e outras irregularidades com criptomoedas.
Diante dos fatos, e de como o corpo estava, as autoridades acreditam que ele tenha cometido suicídio. Acredita-se que a possibilidade de uma condenação e a vergonha perante os parentes levaram o executivo a cometer a atitude extrema.
Além disso, suspeita-se que ele tirou a própria vida porque teria sido “abandonado” no caso. As autoridades acreditam que os seus familiares, que também teriam participado dos delitos, teriam deixado a culpa cair toda sobre ele.
Leia também: FTX do Japão vai restabelecer os saques e encerrar atividades em meados de fevereiro
Crimes e acusações
As suspeitas de crime surgiram depois de denúncias de clientes da exchange e depois de um trabalho de investigação das autoridades. Entre as acusações estão: obter lucros ilícitos por meio da manipulação do preço das ações e emitir títulos conversíveis, além de criar um fundo secreto com dinheiro roubado, por meio de manipulações fiscais de um outra empresa.
Então, diante disso, a Divisão de Investigação Financeira da Promotoria do Distrito Sul de Seul iniciou uma investigação completa sobre o caso em outubro. Entre as empresas alvo da investigação estão a Vident, a Inbiogen e a Bucket Studio, que têm ligação com a Bithumb.
No dia 16 do mês passado, um executivo de uma afiliada da Bithumb esteve em julgamento sob a acusação de destruir provas e ocultá-las. O indivíduo responde pela acusação de esconder e destruir materiais que seriam provas dos crimes.
A Vident, uma empresa com ações na KOSDAQ, é a maior acionista da Bithumb, detendo uma participação de 34,22% na Bithumb Holdings.
Por enquanto, a Bithumg ainda não se pronunciou sobre o caso.
Leia também: Bitcoin pode se tornar moeda de curso legal em país da Oceania