Bitwise protocola pedido para ETF de Dogecoin
A Bitwise, gestora especializada em ativos digitais, enviou um pedido de registro para um ETF de Dogecoin (DOGE). O pedido oficial foi confirmado por Matt Hougan, diretor de investimentos da empresa.
“Sim, isso partiu de nós”, escreveu Hougan na quarta-feira (22) quando questionado sobre o registro de um “ETF de Dogecoin“. Isso faz da Bitwise a primeira grande gestora dos Estados Unidos a protocolar oficialmente um pedido de ETF de DOGE.
Criada em 2013 pelos engenheiros de software Markus e Jackson Palmer, a DOGE foi a primeira das memecoins a surgir no mercado. Os criadores sempre deixaram claro que o projeto não tinha qualquer objetivo financeiro, mas ainda assim a DOGE prosperou e virou uma das maiores criptomoedas do mundo.
O preço da DOGE voltou a subir nos últimos meses graças ao estabelecimento do Departamento de Eficiência Governamental sob o atual presidente Donald Trump. A sigla do departamento em inglês é DOGE e seu líder é Elon Musk, um conhecido defensor da criptomoeda.
Sucesso da Dogecoin
Diante desse cenário, muitos especularam que era apenas questão de tempo até que uma gestora entrasse com um pedido de ETF Dogecoin. Agora a especulação se tornou verdadeira, e o atraso no pedido impressionou até Nate Geraci, presidente da ETF Store.
“Continuo chocado que nenhum emissor tenha entrado com pedido de ETF de Dogecoin. Ela é o sétimo maior ativo digital por capitalização de mercado. Na pior das hipóteses, é uma despesa de marketing para o emissor. Mas uma SEC extremamente leniente poderia aprovar o ETF, que ainda contaria com a ajuda de Elon Musk na divulgação”, afirmou Geraci.
Na verdade, o logotipo da Dogecoin apareceu no site do novo departamento liderado por Elon Musk nesta semana. O bilionário também afirmou que levaria a memecoin para Marte junto com a SpaceX, o que causou novas altas.
Em novembro, o analista de ETFs da Bloomberg Eric Balchunas já especulava sobre um pedido de ETF de Dogecoin. Apesar da memecoin ser apenas uma piada, Balchunas não deixou fechada a possibilidade de aprovação.
“A sátira de hoje é o ETF de amanhã. Você pode se perguntar: ‘um ETF de DOGE é ir longe demais?’ No entanto, eu diria que veremos. Acho que alguém vai tentar, por que não?”, previu Balchunas.
Além disso, o sucesso da DOGE inspirou o lançamento de várias memecoins “rivais” e trouxe uma grande euforia a este mercado. Segundo muitos analistas, as memecoins podem se tornar as grandes catalisadoras de novas valorizações em 2025.
Onda de novos ETFs
Embora a BItwise seja a primeira gestora de peso a solicitar um ETF de Dogecoin, ela não é a primeira em absoluto. No início desta semana, a Osprey Funds e a Rex Shares enviaram várias propostas para fundos negociados em bolsa, uma das quais era um ETF de Dogecoin.
Também foi anunciado que Hester Peirce, da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), liderará uma força-tarefa de criptomoedas. Portanto, a nova SEC pode se mostrar mais aberta a aprovar ETFs de outras criptomoedas
“A recém-criada força-tarefa de criptomoedas, liderada pela Comissária Hester Peirce, pode acelerar a aprovação de uma gama mais ampla de ETFs de criptomoedas, incluindo SOL, XRP, LTC, DOT e DOGE”, disse Matt Mena, estrategista de pesquisa de criptomoedas da 21Shares.
Com a submissão do pedido, a SEC tem 45 dias para analisar a proposta da Bitwise e dar sua resposta. Mas caso seja necessário, a agência pode solicitar mais 45 dias de prazo.
O post Bitwise protocola pedido para ETF de Dogecoin apareceu primeiro em CriptoFacil.