BlackRock e Ark fazem novo corte em taxas de ETFs de Bitcoin
Em uma competição crescente na corrida pelos ETFs de Bitcoin (BTC), as gestoras BlackRock e Ark Investments se envolveram em uma guerra preventiva de taxas. Nesse sentido, as duas empresas anunciaram reduções nas taxas para seus respectivos pedidos de ETFs de Bitcoin.
Ao que tudo indica, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) deve aprovar vários ETFs de uma vez. Portanto, nenhuma gestora deverá ter o privilégio de “ser a primeira” a ter um ETF em bolsa. Entretanto, as empresas decidiram usar uma manobra estratégica para atrair investidores: reduzir as taxas dos fundos.
Nos ETFs, a taxa de administração faz muita diferença no retorno financeiro. De acordo com o site ETF.com, o valor médio das taxas de transação de ETFs é de 0,5%. Mas alguns pedidos de ETFs de Bitcoin contam com taxas de menos de 0,1%, indicando uma nova corrida para conquistar investidores.
Novos registros da BlackRock e Ark
Em meio às crescentes especulações no mercado, os novos registros S-1 da BlackRock e Ark Investments ganharam força notável entre os entusiastas do Bitcoin. A semana testemunhou uma enxurrada de atualizações por parte das gestoras, com quase todas as empresas atualizando seus pedidos de ETFs antes da potencial aprovação da SEC.
De acordo com os últimos registros S-1 da BlackRock para seu iShares Bitcoin Trust, a empresa ajustou sua taxa proposta de 0,30% para 0,25%, com o objetivo de se posicionar favoravelmente no mercado em crescimento. Por outro lado, a Ark Investments foi além, baixando as taxas de seu ETF de 0,25% para 0,21%.
Nomeadamente, esta corrida à redução de taxas sublinha a urgência entre os gestores de ETFs em obter uma vantagem no cenário em evolução, mesmo antes da aprovação regulamentar.
Ajustes estratégicos
Em meio à pressa para cumprir o prazo final da SEC para os registros, as gestoras estão ajustando suas estratégias. No entanto, o otimismo em relação a um ETF de Bitcoin sofreu um baque na terça-feira (9). O perfil da SEC no X chegou a anunciar a aprovação dos ETFs, mas depois o presidente da agência, Gary Gensler, disse que a publicação era falsa.
A notícia falsa jogou um balde de água fria no mercado, além de despertar temores por uma não aprovação. Contudo, os principais analistas ainda estão otimistas que a SEC aprovará os ETFs nesta quarta-feira (10). Assim, o foco permanece nos ajustes estratégicos nas taxas, isenções e relações de custódia.
Mesmo com a redução das taxas, a BlackRock e a Ark terão uma forte concorrência nesse sentido. O ETF Bitwise, listado como BITB, está oferecendo isenção de taxas por seis meses ou até que o fundo atinja US$ 1 bilhão em ativos. Depois disso, a taxa do fundo será de 0,2%, mais baixa que a dos seus pares.
Já a Fidelity reduziu sua taxa para 0,25% com um período de isenção das taxas até 31 de julho. E a VanEck prometeu doar parte das taxas do seu ETF para apoiar os desenvolvedores do Bitcoin Core, que mantêm o código da criptomoeda.