BlackRock lança vídeo didático sobre Bitcoin e o futuro do dinheiro
A BlackRock, a maior gestora de ativos do mundo com US$ 11,5 trilhões sob gestão, lançou um vídeo educacional sobre Bitcoin.O lançamento ocorre dias após a gestora recomendar que seus investidores coloquem até 2% de seus portfólios em Bitcoin. Em pouco mais de três minutos, o vídeo apresenta os motivos por trás dessa recomendação e explica porque a gestora possui cerca de US$ 58 bilhões em BTC.
No vídeo, intitulado de “Bitcoin, Bit By Bit”, divulgado nas redes sociais e compartilhado por nomes como Michael Saylor, a BlackRock discute a crescente relevância do Bitcoin no cenário financeiro atual. Para explicar esse sucesso do Bitcoin, o narrador do vídeo traça a história da evolução do dinheiro, iniciada há 100 mil anos.
Ao longo dessa história, diversos tipos de objetivos ajudaram as pessoas a realizarem transações e armazenarem valor.
“De conchas do mar, passando por metais preciosos e chegando às notas de papéis. É por isso que o valor não está no objeto em si, mas o valor que as pessoas concordam que o objetivo representa. Portanto, esse objeto pode ser muitas coisas…”
Global, oferta fixa e transparente
O narrador continua na sua explicação dizendo que, assim como a internet mudou vários aspectos da vida, do lazer ao trabalho, ela também abriu novas perspectivas do que pode ser moedas e investimentos.
E o Bitcoin é essa nova moeda, conforme destaca o narrador do vídeo que a categoriza como uma moeda digital sob controle de uma comunidade global de usuários, muito diferente das moedas fiduciárias e os títulos de investimento, controlados pelos governos e bancos.
De acordo com o vídeo, o Bitcoin pode ser trocado entre pessoas, mesmo por quem não tem conta bancária. Essas trocas ocorrem em tempo real, independente do horário e do local em que estejam, sem custos de transação.
Além da acessibilidade do Bitcoin, o vídeo destaca que o ativo digital pode servir como uma proteção contra a inflação. Afinal, o BTC tem uma emissão limitada de 21 milhões de unidades. Isso não existe em moedas fiduciárias, que perdem valor na medida que os Governos decidem imprimir mais delas, de acordo com o narrador.
Por fim, o terceiro pilar do valor do Bitcoin citado pelo vídeo da BlackRock é a transparência. Isso porque todas as transações são registradas na blockchain, onde qualquer um consegue ver todas as transações da criptomoeda.
Por fim, o vídeo destaca que o ativo mudou muito nos últimos 15 anos. Atualmente, dos 500 milhões de usuários de criptomoedas, metade deles detêm alguma parcela de Bitcoin. Isso da criptomoeda criada por Satoshi Nakamoto a mais popular criptomoedas de longe e o futuro do dinheiro. O vídeo termina por apresentar mais informações sobre o ETFs de Bitcoin da BlackRock, o iShares Bitcoin Trust EFT (IBIT).
O post BlackRock lança vídeo didático sobre Bitcoin e o futuro do dinheiro apareceu primeiro em CriptoFacil.