Bolsa de valores australiana encerra projeto blockchain e demite funcionários
A Bolsa de Valores Australiana (ASX) informou nesta sexta-feira (2), o fechamento de seu projeto blockchain, gerando a demissão de 200 funcionários que trabalhavam para adicionar a tecnologia ao seu sistema de compensação.
Segundo um comunicado, a empresa previu que um blockchain daria aos emissores e investidores finais “maior controle e confiança” nas atividades de mercado da bolsa de valores.
Entretanto, uma auditoria realizada pela consultoria Accenture revelou diferentes problemas que afetam o projeto, como latência e limitações técnicas em torno de sua API, além de desafios de escalabilidade e capacidade de suporte, incentivando a decisão da ASX.
Adoção blockchain
A mudança de opinião da Bolsa de Valores Australiana sobre seu projeto blockchain não é o único encerramento de um grande projeto que o setor experimentou durante as últimas semanas.
Por exemplo, as gigantes do mercado IBM e Maersk também informaram o encerramento do TradeLens, um projeto que visa digitalizar o ecossistema de remessas globais, que deverá encerrar no final de 2023.
Por outro lado, diferentes especialistas e analistas do mercado esperam que outras bolsas de valores e empresas do setor em todo o mundo comece a testar tecnologias semelhantes para facilitar os produtos financeiros aos seus clientes.
- Leia também: Anuncio de NFTs da Porshe deixa comunidade agitada