BRICS anuncia sistema de pagamento baseado em criptomoedas e blockchain
O BRICS anunciou que trabalhará para criar um sistema de pagamento independente baseado em criptomoedas e blockchain. Quem fez o anúncio foi o assessor do Kremlin, Yury Ushakov, em entrevista ao portal TASS.
Segundo ele, o objetivo é criar um sistema tecnológico e livre de política:
“Acreditamos que criar um sistema de pagamento independente do BRICS é um objetivo importante para o futuro, que seria baseado em tecnologias modernas como tecnologias digitais e blockchain. O mais importante é garantir que seja conveniente para governos, pessoas comuns e empresas, além de ser econômico e livre de política”, disse ele.
O BRICS corresponde a um grupo de países emergentes que tem como objetivo a cooperação econômica e o desenvolvimento em conjunto. Trata-se de uma parceria entre cinco das maiores economias emergentes do mundo: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
BRICS foca em cripto e blockchain
De acordo com Ushakov, a tarefa específica para este ano é aumentar o papel do BRICS no sistema monetário e financeiro internacional.
Ele lembrou que na Declaração de Joanesburgo de 2023, os líderes estabeleceram o foco dos países do BRICS em aumentar os acordos em moedas nacionais e fortalecer as redes bancárias correspondentes para garantir transações internacionais.
“O trabalho continuará para desenvolver o Arranjo de Reservas Contingentes, principalmente em relação ao uso de moedas diferentes do dólar americano”, destacou o assessor do Kremlin.
Desde 2019, pelo menos, o BRICS considera usar criptomoedas para facilitar o comércio e reduzir a dependência ao dólar. Conforme noticiou o CriptoFácil, já naquele ano o grupo discutia o desenvolvimento de uma criptomoeda para facilitar o comércio no bloco.
A possibilidade foi levantada pelo conselho empresarial do BRICS em uma reunião no Brasil em meio a conversações sobre o desenvolvimento de um novo sistema de pagamentos entre seus cinco países membros. Mas a iniciativa não avançou.
No ano passado, o assunto novamente voltou à pauta, diante da instabilidade do dólar americano. Agora, parece que a iniciativa finalmente vai sair do papel e o BRICS terá seu sistema de pagamento com cripto e blockchain.