Campanha de Donald Trump libera doações em Bitcoin, Ethereum e até memecoins
A campanha presidencial de Donald Trump começou a aceitar oficialmente doações de criptomoedas nesta semana. De acordo com o site da campanha, os eleitores de Trump poderão fazer doações com Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH) e outras criptomoedas, incluindo memecoin.
Esta decisão segue sua recente declaração de que tornaria possível aos eleitores doar em criptomoedas. Conforme noticiou o CriptoFácil, Trump pretende utilizar a estratégia para se posicionar como pró-criptomoedas, em oposição ao atual presidente e seu rival Joe Biden. De fato, o site da campanha de Trump provoca o atual presidente, dizendo:
“Demonstrando o sucesso do Presidente Trump como defensor da liberdade e inovação americanas, orgulhosamente oferecemos a oportunidade de contribuir para a campanha com criptomoedas. Salvar a nossa nação dos fracassos de Biden requer o seu apoio. Enquanto Biden acumula regulamentos e burocracia sobre todos nós, o Presidente Trump está pronto para abraçar novas tecnologias que tornarão a América grande novamente”, diz o site.
Trump confirma doações em criptomoedas
A campanha de Trump anunciou planos para “construir um exército cripto” para combater o “exército anticripto” liderado pela senadora Elizabeth Warren. O candidato republicano ainda não disse quais serão suas posições quanto às criptomoedas, mas seus apoiadores veem essa postura como positiva.
Esta mudança marca um afastamento significativo da posição do governo Biden, que é mais restritiva ao mercado. Os defensores de Trump acreditam que esta decisão poderia atrair uma parte substancial da comunidade de criptomoedas, que se sentiu marginalizada pelas políticas atuais.
Curiosamente, a campanha de Trump abraçou até mesmo as polêmicas memecoins. Sim, é possível doar até com Shiba Inu (SHIB) e Dogecoin (DOGE), as maiores criptomoedas desse mercado. As carteiras usadas pela campanha são a da MetaMask e a Coinbase Wallet, principalmente.
O envolvimento de Trump em ativos digitais tem crescido, começando com o lançamento dos Trump Trading Cards, uma coleção de NFTs que saiu no final de 2022. A coleção esgotou em tempo recorde, trazendo grandes lucros com ETH para o ex-presidente.
Alcance das criptomoedas cresce
O apoio de Trump às criptomoedas também poderia influenciar o mercado de ativos digitais de outras maneiras. Analistas notaram pressão política na Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), levando a maiores chances de aprovação dos ETFs de Ethereum ainda em maio.
Enquanto isso, a “Doland Tremp”, memecoin criada na Solana e inspirada no ex-presidente, se valorizou forte. Seu preço subiu 150% na semana passada e chegou a US$ 1,30 após o apoio de Trump para as criptomoedas.
A posição de Trump é vista como um contraponto às políticas da atual administração, potencialmente remodelando o cenário político para os ativos digitais. Por outro lado, há quem diga que o ex-presidente está utilizando essa postura apenas para ganhar votos na comunidade.