Casa de leilões Sotheby’s lança mercado para vendas secundárias de NFT
A renomada casa de leilões Sotheby’s anunciou em 1º de maio o lançamento de um mercado NFT baseado em blockchain para vendas secundárias de arte digital em sua plataforma voltada ao metaverso.
A nova plataforma funcionará como um “destino dinâmico para colecionar, comprar e vender obras digitais notáveis”. Além disso, apresentará uma seleção rotativa de artistas escolhidos pelos especialistas da Sotheby’s.
A plataforma de metaverso da Sotheby’s foi lançada em 2021 para leilões de arte e agora foi expandida para incluir revendas. O mercado suporta NFTs cunhados no Ethereum e na rede de camada 2 (layer 2) Polygon.
Os contratos inteligentes automatizados governarão o processo de vendas secundárias, permitindo que compradores e vendedores enviem e recebam pagamentos em ETH ou MATIC, o token nativo do Polygon. A empresa cobrará uma taxa de 2,5% dos vendedores.
NFT e a Sotheby’s
O mercado da Sotheby’s será mais exclusivo do que a plataforma líder da indústria de NFT OpenSea. Isso porque apenas seus especialistas selecionarão a arte. Os artistas apresentados serão alterados a cada poucos meses.
A seleção inicial incluirá artistas digitais renomados, como Tyler Hobbs, Claire Silver, Hackatao, Sam Spratt e Refik Anadol.
A plataforma é alimentada pela NFT Mojito, desenvolvido pelo estúdio de empreendimento Web3 Serotonin. A Sotheby’s participou da rodada de investimento de US$ 20 milhões para o Mojito em novembro de 2021.
Michael Bouhanna, vice-presidente e chefe de NFT e arte digital da Sotheby’s, afirmou que a mudança é um passo importante para a casa de leilões em sua evolução no espaço Web3. Em janeiro, a empresa anunciou que aceitaria criptomoedas em um leilão de um raro diamante negro.
Apesar da queda nos volumes de negociação e nos preços dos NFTs este ano, a Sotheby’s aposta na estabilidade do mercado. O rastreador do mercado de NFTs relatou uma diminuição no número de vendas diárias de cerca de 40.000 em outubro para aproximadamente 5.000 em meados de abril.
- Leia também: Curve Finance lança stablecoin