Cazaquistão vai emitir CBDC usando a BNB Chain
O Banco Nacional do Cazaquistão continua a fortalecer o seu relacionamento com o Bitcoin (BTC) e a exchange de criptomoedas Binance. Agora, a nação anunciou que selecionou a rede da Binance para sua moeda digital de banco central (CBDC). Esta será a primeira vez que a BNB Chain terá em sua rede uma moeda nacional oficial. Quem revelou a informação foi o CEO da Binance, Changpeng Zhao, em sua conta no Twitter.
De acordo com Zhao, a sua equipe se reuniu com vários representantes do Banco Nacional do Cazaquistão para negociar o acordo entre as partes.
“Esperamos que o Banco Nacional do Cazaquistão prepare os casos de uso da CBDC. Vamos ver como eles podem ser integrados à BNB Chain para preencher a lacuna entre os bancos tradicionais e o ecossistema de criptomoedas”, disse Zhao.
O Cazaquistão vem trabalhando em sua CBDC, que chamou de “tenge digital”, há alguns anos. No entanto, somente no final de 2021 a entidade financeira apresentou um relatório sugerindo expandir o programa piloto da CBDC para incluir participantes do mercado.
CBDC
Este anúncio é um sinal da aliança entre os reguladores do Cazaquistão e a exchange Binance, uma relação que vem se formando há vários meses.
A primeira aproximação entre a exchange e a nação asiática ocorreu em 2021, quando a Binance concordou em colaborar com as autoridades do Cazaquistão para o desenvolvimento do quadro legislativo e da política regulatória para criptoativos naquele território.
Então, no início deste mês, a Binance recebeu uma licença no país, permitindo à exchange executar uma plataforma de ativos digitais e oferecer serviços de custódia no Astana International Financial Center.
Conforme informou a empresa, a permissão concede à Binance o status de plataforma regulamentada, com controles confiáveis de conformidade e segurança. Além disso, a exchange poderá oferecer serviços de câmbio e conversão, entrada e saída de moedas fiduciárias, armazenamento de ativos de criptomoedas e negociação em bolsa.