cbBTC: Novo token da Coinbase permite uso do Bitcoin em DeFi

Share

token-listado-na-coinbase-100%

A Coinbase, maior exchange de criptomoedas dos Estados Unidos, lançou oficialmente nesta quinta-feira (12) o cbBTC, um token “embrulhado” (wrapped) de Bitcoin. O cbBTC é um token padrão ERC-20, totalmente lastreado por Bitcoin mantido pela própria Coinbase. O criptoativo está disponível para usuários do Brasil.

O criptoativo já está disponível nas redes Ethereum e Base, a camada 2 da Coinbase. De acordo com a empresa, o objetivo é disponibilizar o token em outras redes no futuro.

Conforme informou a Coinbase, o Bitcoin, como o criptoativo mais antigo e amplamente detido, desempenha um papel importante ao introduzir novos usuários no ecossistema das criptomoedas. Com o cbBTC, milhões de clientes da Coinbase podem agora acessar de forma fácil e segura aplicações financeiras dentro do ecossistema Ethereum, utilizando os Bitcoins que já possuem.

Coinbase lança cbBTC

Os tokens “embrulhados” de Bitcoin, como o cbBTC, permitem que os usuários aproveitem o valor de suas reservas de BTC em outras redes. Esses ativos são amplamente utilizados no setor de finanças descentralizadas (DeFi) da rede Ethereum.

O objetivo do cbBTC, segundo a Coinbase, é expandir ainda mais essa integração, facilitando a movimentação de ativos entre diferentes redes e contribuindo para a criação de um ecossistema financeiro mais eficiente e interconectado.

Além disso, a Coinbase anunciou uma lista de importantes protocolos DeFi que já integram suporte ao cbBTC nas redes Ethereum e Base. Entre eles estão os protocolos de empréstimo Aave, Morpho, Sky e Compound, as exchanges descentralizadas Aerodrome e Curve, e plataformas de crédito web3, como Maple, além de cofres de rendimento, como Veda e Mellow.

O cbBTC está disponível para usuários da Coinbase em vários países, incluindo Reino Unido, Área Econômica Europeia, Cingapura, Austrália, Brasil e Estados Unidos, com exceção do estado de Nova York.

O lançamento do cbBTC pela Coinbase ocorre em meio a uma controvérsia envolvendo o Wrapped Bitcoin (WBTC), o maior token lastreado em Bitcoin. Em agosto, a BitGo, responsável pelo WBTC, anunciou que transferiria o controle do token para uma joint venture com a BiT Global. Além disso, anunciou que planejava uma parceria com Justin Sun, fundador da Tron. Isso gerou preocupações sobre a transparência da gestão do WBTC.

Atualmente, o Wrapped Bitcoin possui um valor de mercado de US$ 8,9 bilhões. Isso representa 0,77% do “market cap” total do Bitcoin, de acordo com dados do CoinGecko. Por sua vez, o cbETH, token de staking líquido da Coinbase, é o sétimo maior token de staking da Ethereum, com um valor de mercado de US$ 492,3 milhões.

O post cbBTC: Novo token da Coinbase permite uso do Bitcoin em DeFi apareceu primeiro em CriptoFacil.

.

  • 12 de Setembro, 2024