CBDC: Peru conclui primeira fase do lançamento de sua moeda digital

Share

peru-cbdc

O Banco Central de Reserva do Peru (BCRP) anunciou que terminou a fase de investigação sobre sua possível moeda digital de banco central (CBDC), que visa reduzir a significativa desbancarização no país.

Assim como aconteceu com o Real Digital no Brasil, a instituição esclareceu que as próximas etapas incluem o teste de premissas, protótipo, teste piloto e produção.

De acordo com o Banco Central, a CBDC do Peru resultará de um trabalho conjunto entre o setor privado e as autoridades públicas. A ideia é incluir financeiramente cerca de 50% da população adulta desbancarizada do país.

O BCRP destacou ainda que a adoção da CBDC deve ser gradual e baseada nas grandes cidades. Além disso, será inclusiva para todos os gêneros e faixas etárias. A instituição também destacou que a CBDC deve ter uma interface fácil de usar e de baixo custo.

CBDC do Peru

No entanto, diferente do modelo brasileiro, que é uma CBDC voltada para o atacado, a moeda digital do Peru pretende ser um instrumento de pagamento direto, assim como o Yuan Digital na China.

A desbancarização é uma preocupação no Peru, com 76,6% dos desbancarizados vivendo em áreas urbanas. A CBDC do país buscará expandir o acesso a serviços financeiros para aqueles que não têm acesso a bancos. Com isso, o país almeja melhorar a interoperabilidade de pagamentos digitais.

Ao mesmo tempo, a CBDC permitirá a realização de transações digitais com mais facilidade e segurança, aumentando a quantidade e valor total dessas transações.

A fase de preparação da CBDC do Peru é um passo importante para melhorar a inclusão financeira no país e promover pagamentos digitais. Embora não se possa prever a data de chegada da moeda digital na economia peruana, o BCRP espera trabalhar com empresas e cidadãos para promover a adoção precoce da CBDC entre a população. A autoridade monetária também anunciou que o lançamento será em fases.

.

  • 7 de Abril, 2023