Cofundador da BitMEX prevê forte queda para criptomoedas
Arthur Hayes, cofundador da BitMEX e um dos principais analistas de criptomoedas, não está otimista com a valorização do Bitcoin (BTC). Enquanto o mercado se mostra animado com as novas máximas, Hayes afirma que ainda haverá uma forte correção nos preços de ativos digitais.
Essa previsão foi o tema da última análise publicada por Hayes em sua newsletter na terça-feira (17). Curiosamente, a análise surgiu justamente antes da queda do BTC, que chegou a se desvalorizar 4% nas últimas 24 horas.
Os comentários de Hayes despertaram especulações, mas ele também se mostrou otimista com o desempenho das criptomoedas no longo prazo. Uma das razões foi sua descrença de que o maior catalisador dessa alta – a reserva de BTC dos Estados Unidos – irá de fato sair do papel.
Hayes prevê queda no mercado de criptomoedas
Em seu blog recente, Hayes disse que a alta das criptomoedas começou com a vitória eleitoral de Donald Trump em novembro. A promessa do novo presidente de abrir os Estados Unidos ao mercado foi o grande catalisador das novas máximas de preço do BTC.
Notavelmente, a promessa de Trump de criar uma Reserva Estratégica de Bitcoin (SBR, na sigla em inglês) alimentaram o otimismo do mercado, o que ajudou nos ganhos do setor. Mas Hayes disse que não acredita que o governo Trump vai adquirir os 200 mil BTC por ano previstos no chamado Bitcoin Act.
De acordo com Hayes, os políticos preferem gastar dólares recém-criados em bens públicos do que investir em Bitcoin. O cofundador da BitMEX afirmou ainda que o Congresso não vai deixar de ceder à pressão de gastar dinheiro. E se a compra da criptomoeda comprometer essa capacidade, os deputados vão preferir rejeitar qualquer lei que crie uma SBR.
Apesar disso, ele permaneceu otimista sobre a trajetória de longo prazo do BTC, observando que apenas as discussões sobre a SBR criaram uma “pressão de compra” no mercado.
“Embora eu não acredite que o governo dos EUA comprará Bitcoin, isso não afeta minha perspectiva positiva de preço”, disse Hayes.
O que Hayes acredita é que se a SBR não sair do papel, o Bitcoin e as demais criptomoedas podem experimentar correções de curto prazo devido a venda de investidores que compraram apostando nisso. Essa queda provavelmente ocorrerá em janeiro, próximo ao dia 20, quando Trump tomará posse.
Segundo Hayes, essa queda não ocorrerá pelo medo, mas como uma “limpeza natural” de excessos que ocorreram no final de 2024. No entanto, apesar da perspectiva pessimista, Hayes disse que o mercado voltará a ter um forte rali de alta após esse “despejo angustiante” de vendas.
Bitcoin e altcoins recuam gerando especulações
A recente mudança global em direção a uma visão positiva sobre ativos digitais gerou uma forte alta no Bitcoin e outras criptomoedas. E a ideia de uma reserva estratégica de Bitcoin também chegou na União Europeia (UE).
Essa ideia foi proposta por Sarah Knafo, deputada do parlamento europeu, que também pediu que o Banco Central Europeu (BCE) rejeite a criação do “euro digital”. Segundo a deputada, a UE deveria focar em construir uma reserva de Bitcoin e em proteger as liberdades dos cidadãos.
Enquanto o preço do BTC segue em queda, alguns investidores estão registrando lucros por meio de vendas de BTC, o que contribuiu para aumentar as perdas.
- Leia também: Bitcoin Hoje 18/12/2024: BTC corrige e tokens PENGU e WRX desabam 50% ‘por causa’ da Binance
O post Cofundador da BitMEX prevê forte queda para criptomoedas apareceu primeiro em CriptoFacil.