Coinbase avaliou compra da FTX Europa após falência da exchange
Uma reportagem da Fortune publicada nesta sexta-feira (22) revelou que, segundo documentos, a Coinbase cogitou a possibilidade de comprar a FTX Europa depois que o FTX Group entrou com pedido de proteção contra falência em novembro do ano passado.
O objetivo da exchange com a aquisição era desenvolver ofertas de derivativos de criptoativo em todo o mundo. De acordo com os documentos acessados pela Fortune, a Coinbase manifestou interesse pela FTX Europa tanto imediatamente após a falência da FTX quanto recentemente.
No início de setembro de 2023, um executivo europeu da exchange perguntando sobre a possibilidade de uma aquisição. No entanto, a Coinbase parece ter desistido completamente de um eventual acordo de aquisição.
Coinbase se interessou pela FTX Europa
Derivativos são instrumentos financeiros cujo valor deriva de um ativo subjacente como Bitcoin ou Ether e são importante no portfólio da Coinbase. E, até o colapso da FTX, a FTX Europa era a única empresa com licença para oferecer uma forma popular de derivativos cripto, os futuros perpétuos (perps), para o mercado europeu.
Então, essa licença chamou a atenção de potenciais compradores após a falência da FTX, que comprou a unidade europeia no final de 2021 por US$ 376 milhões. No entanto, a licença da FTX Europa só poderia ser transferida como parte de uma aquisição. Com isso, empresas como a Crypto.com, por exemplo, se interessaram pela compra e, agora, como revelou a Fortune, a Coinbase também se interessou pelo negócio.
“Estamos sempre avaliando oportunidades para expandir estrategicamente nossos negócios e nos reunir com muitas equipes ao redor do mundo”, disse um porta-voz da Coinbase em comunicado compartilhado com a Fortune.
A FTX Europa tornou-se um ponto crítico no processo de falência da empresa. Embora a empresa tenha obtido lucros saudáveis, a entidade tornou-se alvo da massa falida. Em julho, os devedores da FTX iniciaram uma ação judicial visando recuperar milhões de dólares dos executivos da FTX Europa.
“Os devedores da FTX estão comprometidos em maximizar o valor dos ativos da FTX para impulsionar as recuperações dos clientes”, disse um porta-voz da empresa. “Como tal, os devedores da FTX continuam a avaliar se existem opções viáveis para a venda de alguns ou de todos os ativos do negócio da FTX Europe. Este processo continua em andamento.”