CoinEx: RWA cria ponte entre finanças centralizadas e descentralizadas
Com adesão de grandes instituições e crescimento acelerado, a tokenização de ativos reais (RWA) ganha força como alternativa para ampliar o acesso a instrumentos financeiros de alta liquidez e menor custo. A CoinEx Research emitiu dois relatórios (Parte 1 | Parte 2) associando a expansão à integração entre as finanças tradicionais e o novo dinheiro. Os dados reforçam a tendência de aproximação entre os dois sistemas.
Em julho de 2025, o valor total bloqueado (TVL) em protocolos RWA atingiu US$ 12,7 bilhões. Trata-se de um aumento de 69% no volume em relação ao ano anterior.
Títulos do Tesouro norte-americano e crédito privado estão entre os RWA mais consolidados até o momento. Gestoras globais, como a BlackRock, impulsionam esse mercado. O fundo BUIDL, por exemplo, representa 44% dos títulos de tesouro tokenizados.
Regulação mais clara sustenta crescimento
Segundo o relatório, o ambiente regulatório mais claro tem colaborado para o desenvolvimento do setor. Isenções Reg D/S da Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA, somadas ao avanço do Markets in Crypto Assets (MiCA), da União Europeia, permitem incorporar infraestruturas técnicas blockchain com mais segurança e confiabilidade jurídica.
Ethereum, Securitize e Chainlink estão entre as principais infraestruturas digitais em destaque. A primeira domina o volume total negociado, a segunda cresce na emissão de tokens e incorporação de sistemas KYC e a terceira permite a interoperabilidade entre diferentes ecossistemas blockchain.
Projetos-piloto têm sido estudados na França e em Hong Kong em “sandboxes” (ambientes controlados para testes preliminares). O objetivo é oferecer títulos de dívida pública como RWA – mas ainda não há previsão oficial de lançamento.
Por que os RWA crescem tanto?
Ativos tradicionalmente ilíquidos, como imóveis e obras de arte, podem ser fracionados digitalmente em partes muito pequenas. Com isso, mais investidores podem participar do mercado, o que aumenta a liquidez dos fundos e facilita a compra e venda de partes de um ativo.
Os custos em relação à emissão e manutenção dos RWA também são inferiores aos das tecnologias tradicionais. Somada à segurança e transparência dos ecossistemas blockchain, a tokenização de ativos reais faz com que cada vez mais pessoas consigam comprar frações de propriedades que exigiriam alto poder aquisitivo.
A redução nos custos de infraestrutura também permite que projetos de menor porte se tornem viáveis. Em países emergentes, isso representa uma oportunidade para o desenvolvimento de novos instrumentos financeiros.
O post CoinEx: RWA cria ponte entre finanças centralizadas e descentralizadas apareceu primeiro em PanoramaCrypto.