Concorrente do PayPal anuncia suporte para stablecoin USDC
Após uma década desde sua primeira incursão com pagamentos em Bitcoin, a Stripe, concorrente do PayPal, vislumbra um futuro impulsionado por stablecoins. Sendo assim, a processadora de pagamentos anunciou na quinta-feira (25) que vai permitir que comerciantes recebam fundos na stablecoin USD Coin (USDC).
De acordo com o anúncio, a empresa, sediada em São Francisco (EUA), vai habilitar a função em meados de 2024. A USDC é a segunda maior stablecoin no espaço das criptomoedas e a sexta maior criptomoeda em valor de mercado.
“Estamos empolgados em capacitar os usuários da Stripe a aceitar pagamentos em stablecoin, ajudando a expandir o alcance global e oferecer aos clientes acesso a transações fáceis, rápidas e confiáveis, mesmo que não tenham uma conta bancária ou cartão de crédito”, disse John Egan, chefe de criptomoedas da Stripe, em um comunicado à imprensa.
A Stripe inicialmente suportará transações USDC nas redes Ethereum, Solana e Polygon. No entanto, a empresa deixa aberta a possibilidade de expandir também para outras criptomoedas.
Rival do PayPal, Stripe tem histórico com criptomoedas
Em 2014, a Stripe se tornou uma das primeiras grandes empresas a aceitar pagamentos em Bitcoin. No entanto, suas iniciativas em cripto diminuíram em 2018, quando a empresa encerrou a opção citando custos crescentes na maior blockchain do mundo.
Apesar de abandonar o serviço, a empresa disse na época que ainda estava “muito otimista em relação às criptomoedas como um todo”.
Em março de 2022, a Stripe voltou a se aproximar do espaço cripto ao disponibilizar sua plataforma de pagamento para compras de NFT e outras empresas Web3, prometendo recursos de prevenção de fraude como requisitos de conheça seu cliente (KYC). No ano passado, foi divulgado que a empresa estava trabalhando com o Twitter em recursos de pagamento.
Hoje, a Stripe diz que vai permitir que os comerciantes aceitem USDC e resolvam transações na blockchain. Pagamentos feitos na stablecoin serão automaticamente convertidos em moeda fiduciária para depósito na conta da Stripe do comerciante, explicou a empresa.
- Leia também: Worldcoin busca parcerias com PayPal e OpenAI