Congresso dos EUA forma grupo de trabalho focado na legislação sobre criptoativos
A Câmara dos Representantes e o Senado dos Estados Unidos estão formando um grupo de trabalho conjunto para desenvolver legislação sobre criptoativos, conforme anunciado nesta terça-feira (4) em uma coletiva de imprensa em Washington.
David Sacks, nomeado por Donald Trump como czar de criptoativos, afirmou que seu objetivo é “garantir a dominação dos EUA nos ativos digitais”.
Sacks, ao lado dos líderes dos comitês legislativos envolvidos no processo, apresentou uma agenda amplamente favorável ao setor de criptoativos.
“Estou ansioso para trabalhar com cada um de vocês na criação de uma era dourada para os ativos digitais”, declarou.
Além disso, Sacks destacou que a regulamentação de criptoativos é uma prioridade da administração Trump desde a primeira semana de governo.
Coletiva de Imprensa anuncia criação de grupo de trabalho com foco em criptoativos – Fonte: U.S. Senate Banking Committee GOP /X
Regulamentação de criptoativos nos EUA
Parte do plano já havia sido revelado anteriormente, quando surgiram detalhes sobre um projeto de lei no Senado para regulamentação de stablecoins. Conforme noticiou o CriptoFácil, o senador Bill Hagerty, republicano do Tennessee, propôs uma legislação que estabelece a supervisão dos emissores de stablecoins nos EUA.
A ideia dele é dividir a regulação entre agências estaduais e federais, incluindo o Federal Reserve e o Office of the Comptroller of the Currency (OCC). O presidente do Comitê Bancário do Senado, Tim Scott, republicano da Carolina do Sul, afirmou que a regulação das stablecoins será uma prioridade do comitê.
Os parlamentares envolvidos na discussão incluem o presidente do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara, French Hill, o presidente do Comitê de Agricultura da Câmara, Glenn “GT” Thompson, e o presidente do Comitê de Agricultura do Senado, John Boozman.
Eles também indicaram que a legislação sobre a estrutura de mercado para criptoativos estará em pauta, mencionando a aprovação, no ano passado, da Lei de Inovação Financeira e Tecnologia para o Século XXI (FIT21) pela Câmara.
Hill afirmou que a ideia é desenvolver um projeto de lei semelhante ao FIT21 em paralelo à legislação sobre stablecoins na Câmara.
“Queremos manter essa inovação dentro dos Estados Unidos. Os ativos financeiros estão destinados a se tornarem digitais, assim como todas as indústrias analógicas se digitalizaram. Queremos que essa criação de valor ocorra aqui, e não seja transferida para outros países”, afirmou Sacks durante a coletiva, sua primeira desde que assumiu o cargo de czar de IA e criptoativos do governo Trump.
Os preços do Bitcoin e das demais criptomoedas recuaram após os anúncios da coletiva. Provavelmente porque o foco foi stablecoins e não o Bitcoin em si. De acordo com dados do CoinGecko, o BTC recuou de cerca de US$ 100.000 para perto dos US$ 98.900 no momento da redação.

O post Congresso dos EUA forma grupo de trabalho focado na legislação sobre criptoativos apareceu primeiro em CriptoFacil.