Cosmos Hub rejeita proposta para reduzir inflação do token ATOM
A comunidade Cosmos rejeitou a Proposta 868, que buscava implementar uma alteração significativa na política econômica da rede. A ideia da proposta era reduzir o parâmetro mínimo de inflação de 7% para 0% se mais de dois terços do fornecimento do token nativo ATOM estivessem vinculados à rede. No entanto, essa sugestão não obteve apoio.
A Proposta 868, apresentada pelo colaborador da Cosmos Stakelab, visava mitigar as pressões inflacionárias sobre o token ATOM. Isso sobretudo em cenários em que uma parte substancial das moedas está vinculada.
Apesar dos potenciais benefícios que o proponente destacou, como a redução da taxa de inflação se o total de tokens vinculados aumentar, surgiram preocupações.
Os não apoiadores destacaram as implicações de reduzir a taxa de inflação para zero, especialmente em relação ao impacto na segurança do Hub.
O Hub atua como o ponto central do ecossistema Cosmos, facilitando a comunicação e a interoperabilidade entre diferentes blockchains construídas na Cosmos. O ATOM é o token nativo do Hub usado para taxas de transação, segurança e governança.
- Leia também: Bitcoin cai 3% e perde suporte dos US$ 40.000
Votação ‘barra’ proposta para reduzir inflação de ATOM
Na votação, 48,6% dos validadores votaram contra a proposta. Enquanto isso, 25% a apoiaram e 25,9% se abstiveram.
Os validadores de destaque que votaram contra a proposta, detendo substancial poder de voto, incluíram Everstake, Cosmostation, Chorus One, Allnodes, Stake.fish, Swish Staking, Forbole, Provalidator, Keplr e muitos outros. Validadores que apoiaram a proposta incluíram Game, Informal, Stakecito, P2P, Polkachu, Pryzm, IrisNet, Leap e outros.
Essa última proposta seguiu a Proposta 848 aceita, que estabeleceu um limite na taxa máxima de inflação em 10%. Esta taxa, abaixo dos 20% anteriores, visa regular as emissões de tokens.
Na Cosmos, os validadores votam além de construir blocos, e os eleitores podem delegar suas participações a eles. A taxa de inflação no Cosmos Hub tem sido objeto de discussão significativa no último ano. Alguns colaboradores da Cosmos desejam que ela seja o mais mínima possível, acreditando que isso otimiza as emissões frescas. Mas há oposição.
O preço do token ATOM recuou quase 5% nas últimas 24 horas, seguindo a tendência mais ampla do mercado. De acordo com dados do CoinGecko, no momento da redação, o criptoativo está custando US$ 8,90.