Criador do Ordinals apresenta ‘Runes’, novo protocolo de token para Bitcoin
Casey Rodarmor, o criador do Ordinals, que permitiu a criação de NFTs na rede do Bitcoin, surpreendeu a comunidade cripto ao introduzir um novo protocolo de token fungível chamado Runes.
Embora tenha expressado dúvidas sobre a ideia, Rodarmor acredita que esse protocolo pode ter um grande impacto positivo no Bitcoin, trazendo receitas substanciais de taxas de transação, além de mais desenvolvedores e usuários para a rede.
Em uma postagem feita em seu blog, Rodarmor destacou sua incerteza sobre a criação de um novo protocolo de token fungível para o Bitcoin, observando que muitos tokens fungíveis no mercado são usados em esquemas questionáveis e memes.
No entanto, ele reconhece que esses tokens têm ganhado popularidade e que criar um protocolo robusto poderia ser benéfico.
Nesse sentido, ele explica que Runes é um protocolo que representam os saldos por meio de Unspent Transaction Outputs (UTXOs), que podem conter qualquer quantidade de Runes.
As transações codificam a transferência e emissão de Runes por meio de uma saída OP_RETURN, especificando quais Runes devem ser atribuídos a quais saídas. O objetivo de Rodarmor é manter a simplicidade, evitar a dependência de dados off-chain, não ter um token nativo e utilizar o modelo UTXO do Bitcoin.
Novo padrão de token para o Bitcoin
Rodarmor argumenta que a solução pode atrair mais desenvolvedores e usuários para o Bitcoin. No entanto, ele reconhece que o mundo dos tokens fungíveis é um campo desafiador e expressa incerteza sobre o resultado final.
Este anúncio acontece enquanto outro esquema de incorporação de dados no Bitcoin, chamado Atomicals, também está ganhando destaque.
Assim como os tokens BRC-20, os Atomicals podem criar tokens ARC20. Por enquanto, as Runes de Rodarmor são apenas uma proposta, e o tempo dirá se ganharão popularidade ou se enfrentarão desafios no competitivo mercado de tokens fungíveis.
Em um ano em que o mercado de criptomoedas passou por diversas transformações e desafios, a introdução de novos protocolos e tecnologias pode ser uma forma de impulsionar o desenvolvimento e a adoção do Bitcoin.