Criadora do ChatGPT enfrenta acusações legais nos Estados Unidos
A OpenAI, empresa criadora do famoso ChatGPT, enfrenta acusações de práticas enganosas nos Estados Unidos, de acordo com denúncia do Centro para Inteligência Artificial e Política Digital. O grupo fez as acusações para a Comissão Federal de Comércio dos EUA, a FTC.
De acordo com o Centro, a OpenAI utiliza a sua tecnologia para obter vantagens excessivas sobre suas concorrentes. Além disso, a empresa estaria desenvolvendo o ChatGPT sem levar em conta os riscos dessa tecnologia.
“A FTC tem uma clara responsabilidade de investigar e proibir práticas comerciais desleais e enganosas”, disse o fundador e presidente do centro, Marc Rotenberg. “Acreditamos que a FTC deve olhar atentamente para OpenAI e GPT-4.”
Muita sede ao pote
No mês passado, a FTC atualizou a lei para incluir linguagem direcionada a desenvolvedores de programas de inteligência artificial. A ideia era controlar o avanço dessas tecnologias e impedir que elas possam sair do controle humano.
Nesse sentido, a agência também orientou os desenvolvedores do ChatGPT na hora de falar sobre a tecnologia. A FTC aconselhou-os a evitar exagerar as capacidades do sistema e fazer alegações de desempenho enganosas.
E é justamente aqui que reside a acusação de fraude por parte do Centro. O grupo acusa a OpenAI de prometer superioridade sobre produtos que não são de IA sem provas adequadas.
O Centro de IA e Política Digital foi estabelecido em 2020 sob o Instituto Michael Dukakis para Liderança e Inovação. Esse instituto é uma organização sem fins lucrativos com sede em Washington, DC.
A FTC também alertou os desenvolvedores para explorar os riscos e impactos potenciais antes do lançamento. Isto é, fazer uma completa avaliação de risco antes de lançar seus programas.
“Você precisa saber sobre os riscos razoavelmente previsíveis e o impacto de seu produto de IA antes de colocá-lo no mercado. Se algo der errado – talvez falhe ou produza resultados tendenciosos – você não pode culpar apenas um desenvolvedor terceirizado da tecnologia”, disse a FTC.
Recentemente, a OpenAI lançou o ChatGPT-4, que é bastante superior ao seu antecessor em termos de compreensão. No entanto, a FTC afirma que a empresa exagerou ao falar das qualidades de seu sistema, considerado como uma propaganda enganosa.
Tecnologia vs ética
O surgimento do ChatGPT voltou a levantar discussões sobre o avanço da tecnologia vs a ética. Mas desde 2017, a FTC orienta as empresas sobre usos antiéticos de tecnologias emergentes como inteligência artificial e blockchain.
A popularidade quase da noite para o dia do GPT-4, bem como seu maior avanço, fez o Centro de IA questionar o rápido domínio da indústria pela OpenAI. O grupo teme que isso possa criar um monopólio perigoso na indústria e, portanto, um domínio indesejado.
O processo contra a OpenAI surge dias depois que vários membros importantes da indústria de tecnologia, como Elon Musk e Steve Wozniak, co-assinaram uma carta aberta exigindo uma pausa no desenvolvimento de sistemas de IA como a plataforma GPT-4.
“Pedimos a todos os laboratórios de IA que parem imediatamente, por pelo menos seis meses, o treinamento de sistemas de IA mais poderosos que o GPT-4. Essa pausa deve ser pública e verificável e incluir todos os principais atores. Se tal pausa não puder ser decretada rapidamente, os governos devem intervir e instituir uma moratória”, pediu a carta.