Criptomoedas e DeFi sobreviveriam a falência da Binance?

Share

Criptomoedas e DeFi sobreviveriam a falência da Binance?

Com todos os obstáculos no mercado cripto hoje, é realmente possível que a Binance sofre o mesmo destino que FTX, Celsius, Voyager, BlockFi, Vauld, Hodlnaut, Three Arrows Capital, Alameda Research e outros?

Hoje, a maior empresa de criptomoedas do país, Binance, está sob fogo. Estão surgindo temores de que o império da Binance, possa estar em bases instáveis. Essas são falsos acusações? Ou esta é outra corporação que irá ruir?

Vários eventos deixaram os investidores desconfiados da credibilidade da Binance. O CZ enterrou recentemente a FTX após identificar corretamente o risco de propriedade de tokens FTT.

Em resposta, os investidores querem ver evidências de fundos. Ironicamente, CZ foi a voz que pediu isso. A Binance então liberou a auditoria e os resultados da inspeção não trazem tranquilidade nem constrangem os investidores.

Por outro lado, os investidores começaram a retirar seus fundos da Binance. Como resultado, mais de US$ 3 bilhões em criptomoedas foram removidos em um dia.

Binance não ajuda no seu caso.

Outro ponto negativo para a Binance é a decisão de interromper as retiradas do USDC da plataforma. Não há maneira mais rápida de destruir a confiança do que impedir que os clientes retirem fundos, especialmente o USDC, considerado um dos criptoativos mais seguros.

A Binance afirma que isso se deve a uma troca de token. No entanto, essa ação não deve levar nenhum investidor com fundos da Binance a confiar na plataforma.

Porque isso é uma falsa acusação.

O medo e a confiança nas corretoras estão atualmente em seu nível mais baixo nos últimos 5 anos. Os investidores notam não haver razão convincente para manter seus ativos em uma plataforma centralizada. Sendo assim, por que devo arriscar na Binance se já perdi aos ativos na FTX, gêmeo Earn, Celsius, Voyager ou qualquer outra plataforma condenada?

BNB e FTT

Há poucas chances de que a Binance acabe como a FTX e outras plataformas de criptomoedas centralizadas condenadas. Primeiro, a Binance viu mais saques após o colapso de Luna e FTX. Hoje, a Binance até diz que os depósitos estão voltando.

Em segundo lugar, os tokens BNB não serão destruídos. Se a comunidade cripto perder a confiança na Binance, o token BNB será duramente atingido. No entanto, ainda estamos esperando para ver como isso acontece. Ironicamente, o BNB superou tanto o ETH quanto o BTC neste mercado em baixo, caindo apenas 61% abaixo de sua máxima histórica.

Ao mesmo tempo, deve-se notar que o token FTT estava funcionando bem até que a fraude foi revelada. O token FTT não tem uso real fora da bolsa FTX, enquanto o BNB é o token nativo da Binance Smart Chain, as transações ainda ocorrem no BSC como de costume.

Conclusão

Ironicamente, investidores centralizados são os mais vulneráveis. Seria errôneo dizer que a Binance não poder travar como a FTX. Mas a Binance tem melhor liderança, um balanço mais forte e menos risco de contraparte do que a FTX.

Por enquanto, tudo isso não passa de FUD coordenado para minar o sentimento do mercado cripto. As trocas centralizadas são um mal necessário atual. Mas aguardamos que a regulamentação permita que os investidores obtenham acesso direto aos criptoativos via DeFi.

Aviso: O texto apresentado nesta coluna não reflete necessariamente a opinião do CriptoFácil.

Leia também: Coinbase lança sistema de devolução de tokens ERC-20 enviados por engano 

Leia também: Coleção NFT de Donald Trump esgota e gera faturamento de mais de R$ 22 milhões

Leia também: Projetos que se beneficiaram do crash da FTX 

.

  • 18 de Dezembro, 2022