Criptomoedas estão entre as cinco formas de investimento mais populares do Brasil, revela pesquisa

Share

criptomoedas no brasil

As criptomoedas figuram entre as cinco formas de investimento mais populares no Brasil, ficando atrás apenas da poupança, de imóveis e do hábito de guardar dinheiro em espécie. Além disso, os ativos digitais estão tecnicamente empatados com os fundos de investimento.

De acordo com a 1ª Pesquisa Nacional das Criptomoedas, conduzida pelo Datafolha e Paradigma Education, com apoio da Hashdex e Coinbase, os criptoativos ultrapassaram as ações na preferência dos investidores brasileiros.

Conforme aponta o estudo divulgado na quinta-feira (27), o número de pessoas que já investiram em criptoativos é 2,5 vezes maior do que aqueles que aplicaram na bolsa de valores. Os dados mostram ainda que 16% da população já possuíram criptomoedas.

Em termos percentuais, isso equivalente a 25 milhões de brasileiros. Esse número consolida o Brasil entre os 10 maiores mercados consumidores de cripto do mundo.

Criptomoedas no Brasil

A pesquisa também revela um alto nível de reconhecimento em relação ao Bitcoin. Ao todo, 54% dos entrevistados afirmaram conhecer a criptomoeda. Esse percentual é superior àqueles que conhecem termos como ESG (sigla em inglês para “Ambiental, Social e Governança”) ou mesmo o próprio tipo sanguíneo.

Apesar do reconhecimento do Bitcoin, o estudo mostra que o conhecimento sobre outras criptomoedas ainda é limitado. Entre os entrevistados que conhecem o BTC, cerca de dois terços não sabem citar outra criptomoeda.

Enquanto isso, com relação ao uso das criptomoedas, a pesquisa mostrou que 18% dos investidores enxergam essa classe de ativos como uma boa forma de diversificação de investimentos. Outros 17% consideram os criptoativos como uma reserva de valor a longo prazo.

Potencial e desafios do mercado brasileiro

O CEO da Hashdex, Marcelo Sampaio, destacou a necessidade de ampliar o conhecimento sobre o setor no país. Segundo ele, a pesquisa confirma que o Brasil já é um dos maiores mercados consumidores de criptomoedas do mundo. No entanto, “ainda há um grande caminho a percorrer na educação financeira”. Sampaio acrescentou que o objetivo é tornar o investimento em cripto mais acessível e seguro.

Para Felipe Sant Ana, cofundador da Paradigma Education, o crescimento do mercado de criptomoedas no Brasil deve se acelerar nos próximos anos.

De fato, a pesquisa mostrou que 74% dos brasileiros acreditam que o sistema financeiro poderia se beneficiar de uma modernização, e 16 milhões de pessoas consideram investir em criptomoedas nos próximos dois anos.

Já Fábio Plein, diretor regional para as Américas da Coinbase, avalia que os dados refletem um déficit de educação financeira no país. Segundo ele, embora a cripto já seja uma das formas de investimento mais populares, muitos brasileiros ainda a associam apenas à poupança, sem explorar outros serviços financeiros como o staking, por exemplo.

Plein afirmou que, apesar disso, os resultados da pesquisa mostram um cenário promissor para o mercado de criptomoedas no Brasil.

A 1ª Pesquisa Nacional das Criptomoedas foi realizada pelo Datafolha, com 2.007 entrevistados em 113 municípios.

Os dados vão de encontro a um estudo da Chainalysis publicado no ano passado, que mostra que o Brasil é o 10º país que mais investe em criptomoedas no mundo.

Fonte: Chainalysis
Fonte: Chainalysis

Blockchain no Brasil

Mas não é só com criptomoedas que o Brasil está cada vez mais envolvido. A tecnologia por trás delas, a blockchain, também é alvo de interesse, sobretudo por parte das autoridades. 

Recentemente, conforme noticiou o CriptoFácil, o país passou a avaliar o uso da tecnologia blockchain para aprimorar as transações financeiras internacionais entre os países do Brics. 

A ideia de usar blockchain no grupo será uma das prioridades do Brasil durante sua presidência rotativa do bloco, iniciada em janeiro de 2025 e com duração de um ano.

Além disso, a plataforma cripto Cardano se uniu ao Serpro para capacitar profissionais da estatal e fortalecer a adoção da blockchain no Brasil, tornando os serviços públicos mais eficientes e seguros.

O post Criptomoedas estão entre as cinco formas de investimento mais populares do Brasil, revela pesquisa apareceu primeiro em CriptoFacil.

.

  • 30 de Março, 2025