Criptomoedas seguem imperturbáveis em meio a apagão cibernético global
Nesta sexta-feira (19), o mercado financeiro, companhias aéreas, operadoras, empresas de mídia, empresas de telecomunicações e vários outros segmentos enfrentaram grandes desafios devido a uma falha nos sistemas da Microsoft. Contudo, as criptomoedas permaneceram imperturbáveis.
Instituições como a Bolsa de Valores de Londres e bancos foram severamente impactadas. No entanto, os mercados de criptomoedas e as exchanges permaneceram operando normalmente, com comentários positivos vindos do setor.
Criptomoedas não sofrem com apagão cibernético global
Enquanto a falha técnica abalava instituições financeiras, o mercado de criptomoedas continuava ileso. No momento da publicação, as principais exchanges de criptomoedas, projetos de finanças descentralizadas (DeFi) e protocolos permaneciam ativos, registrando volumes crescentes.
Executivos do setor cripto destacaram o valor subjacente da tecnologia blockchain. Contudo, há receio de que o impacto negativo no sentimento econômico mais amplo possa causar algum impacto no mercado de criptomoedas.
A empresa de análise de blockchain Nansen aproveitou a oportunidade para criticar as finanças centralizadas, promovendo modelos descentralizados. A empresa afirmou que a tecnologia blockchain poderia resolver essa falha. Enquanto isso, o cofundador da Solana, Anatoly Yakovenko, escreveu na rede social X (anteriormente Twitter) que “as máquinas são clientes leves em um grande computador Windows”.
Usuários de criptomoedas também reagiram à falha da Microsoft, apontando o desenvolvimento de blockchain como uma solução para evitar defeitos em interações financeiras e transações corporativas.
Impacto no sentimento
No entanto, diversos analistas de mercado afirmam que, embora a falha da Microsoft não tenha afetado a estrutura das empresas de criptomoedas, ela pode ter um impacto no sentimento macroeconômico.
Investimentos institucionais recentes em Bitcoin e outros ativos cripto têm visto o mercado operar em correlação com as ações, devido a grandes impactos macroeconômicos. Nesse sentido, observadores do mercado opinam que isso pode dificultar os esforços de recuperação de preços das criptomoedas.
O preço do Bitcoin hoje está em US$ 64.151, com um leve recuo de 1% nas últimas 24 horas, de acordo com dados do CoinGecko.
Falha da Microsoft
Instituições globais experimentaram uma interrupção significativa nos serviços devido a problemas técnicos. Isso afetou bancos, companhias aéreas, supermercados e bolsas de valores. Um representante da Microsoft explicou que uma investigação estava em andamento para apurar o problema.
“Estamos investigando um problema que está impactando a capacidade dos usuários de acessar vários aplicativos e serviços do Microsoft 365.”
Nos Estados Unidos, vários serviços de emergência 911 sofreram interrupção. Enquanto isso, em outros países, houve problemas no check-in de companhias aéreas e desafios relacionados. A empresa anunciou que já solucionou a causa da interrupção. No entanto, apontou para o impacto residual da falha nos aplicativos e serviços do Office 365.
Enquanto isso, autoridades aeroportuárias pediram melhorias no serviço das companhias aéreas para os viajantes atrasados.
Esta situação destaca a resiliência do mercado de criptomoedas diante de falhas tecnológicas que podem afetar gravemente outras áreas financeiras.