Crypto ATMs trazem nova função para os caixas eletrônicos na era digital
Os caixas eletrônicos, disponibilizados por instituições financeiras para que clientes possam realizar operações bancárias, estenderam sua funcionalidade as criptomoedas. Embora sejam semelhantes, os Bitcoin ATMs ou Crypto ATMs se diferenciam dos ATMs tradicionais por oferecerem a compra e venda de cripto, ao invés do saque ou depósito de dinheiro fiduciário.
Originalmente desenvolvido para o comércio de bitcoin (BTC), alguns ATMs já incorporam outras criptomoedas. Dessa maneira, essa alternativa é uma solução para quem deseja transacionar moedas digitais, mas não quer recorrer a plataformas onlines, como exchanges.
Como funcionam os Crypto ATMs?
Assim como os ATMs convencionais, os caixas eletrônicos de criptomoedas funcionam 24 horas e ficam estrategicamente localizados em áreas de alto tráfego. A interface simplificada também facilita a adesão de usuários inexperientes no universo cripto.
Os Crypto ATMs oferecem segurança por meio de recursos como biometria, criptografia, e também conformidade com as regulamentações de Know Your Customer (KYC) e Anti-Money Laundering (AML). Ainda assim, o usuário deve verificar se o ATM é operado por uma empresa confiável e garantir que a carteira digital utilizada seja segura. Além disso, deve considerar as taxas cobradas antes de realizar as transações.
Como funcionam as transações nos Crypto ATMs?
Os ATMs de criptomoedas são classificados conforme o tipo de operação que é possível fazer na máquina. Nesse sentido, podem ser unidirecionais ou bidirecionais.
Os unidirecionais permitem apenas a compra ou apenas a venda, nunca as duas opções. Já os direcionais permitem tanto a compra quanto a venda das moedas digitais. O valor mínimo das operações é variável conforme o ATM.
Taxas e limites
Apesar das vantagens que podem oferecer, as taxas dos Crypto ATMs costumam variar entre 7% e 20% do valor da transação. Além disso, frequentemente impõem limites diários para transações, tanto para compra quanto para venda, que variam segundo: a localização, a regulamentação local e o provedor do ATM.
Compra de criptomoedas
- Identificação: o usuário deve configurar a conta com o operador do ATM, o que pode envolver a digitalização do documento de identidade e verificação por telefone.
- Digitalização da carteira: o ATM solicitará que o usuário escaneie o QR code da wallet onde as criptomoedas serão depositadas. O endereço da carteira digital deve ser seguro.
- Escolha da criptomoeda: o usuário deve selecionar na interface da máquina a criptomoeda que deseja adquirir. Bitcoin é a opção mais comum, mas alguns ATMs oferecem outras criptos.
- Inserção do dinheiro: o usuário deposita na máquina o valor que deseja comprar do ativo digital. Para isso, deve usar moeda física, como dólares, euros ou reais.
- Conversão e transferência: o ATM converte o valor depositado na criptomoeda escolhida, com base na taxa de câmbio do momento, e transfere as moedas digitais diretamente para a carteira do usuário.
Venda de criptomoedas
- Identificação: de maneira semelhante ao processo de compra, o primeiro passo é se identificar e configurar uma conta com o operador do ATM.
- Seleção da opção de venda: para realizar a venda, deve selecionar a opção “vender criptomoedas” no menu da máquina.
- Envio de criptomoedas: o ATM gera um QR code que o usuário deve escanear com sua carteira digital, enviando as criptomoedas para o endereço fornecido pelo ATM.
- Verificação e retirada: após a confirmação da transação, o ATM libera o dinheiro de acordo com a quantidade de criptomoedas vendidas.
Onde encontrar os Crypto ATMs?
Com o crescimento do mercado de moedas digitais, o número de ATMs de criptomoedas também tem se expandido. De acordo com o Cointelegraph, existem mais de 38.000 caixas eletrônicos de criptomoedas instalados em operação. A maioria deles está concentrada nas grandes metrópoles e áreas urbanas com maior demanda.
A maneira mais simples de encontrar um Bitcoin ATM é utilizando plataformas como CoinATMRadar. O site mapeia os Crypto ATMs ao redor do mundo e permite que os usuários encontrem a máquina mais próxima inserindo o nome da cidade ou país. A ferramenta também fornece detalhes como as taxas aplicadas e as criptomoedas disponíveis.
O post Crypto ATMs trazem nova função para os caixas eletrônicos na era digital apareceu primeiro em PanoramaCrypto.