CZ apaga tuíte onde alertava sobre movimentações em carteiras de exchanges
O CEO da Binance, Changpeng “CZ” Zhao” apagou um tuíte escrito em 13 de novembro sobre movimentações feitas por carteiras de exchanges. CZ publicou a mensagem na época em que as exchanges Gate.io e Crypto.com realizaram uma polêmica operação entre si.
Na época, a Crypto.com enviou 320 mil Ether (ETH) para um endereço ligado à Gate.io, mas a movimentação ocorreu por engano. A exchange recebeu críticas por seu desleixo com a segurança dos fundos e CZ escreveu a seguinte mensagem sobre o caso:
“Se uma exchange tem que mover grandes quantidades de criptomoedas antes ou depois de demostrarem seus endereços de carteiras, isso é um sinal de problemas. Fique longe. Fique “safu”, afirmou CZ na ocasião.
Tuíte de CZ não consta mais no seu perfil. Fonte: Reprodução.
No entanto, a mensagem não consta mais no perfil oficial de CZ no Twitter, o que significa que o CEO da Binance provavelmente apagou a mensagem. Ainda não está claro o motivo pelo qual CZ poderia ter feito isso.
- Leia também: Kraken adiciona Taproot para retiradas de Bitcoin
Binance realizou movimento semelhante
Uma das razões pode ser o fato de que a própria Binance realizou um movimento parecido 15 dias depois do caso da Crypto.com. Em 28 de novembro, a Binance movimentou 127.351 Bitcoins (BTC) para uma carteira de fora da sua plataforma.
Na época, a exchange afirmou que a movimentação tinha o objetivo de atender a uma reivindicação da empresa que auditava as reservas da exchange. Essa empresa era a Mazars, que depois anunciou que não prestaria mais auditorias para exchanges de criptomoedas.
CZ prestou esclarecimentos a respeito da movimentação e disse que fazia parte da auditoria. O objetivo era provar para a empresa que a Binance tem controle sobre os BTC transferidos.
“Isso faz parte da Auditoria de Comprovação de Reserva. O auditor exige que enviemos uma quantia específica para nós mesmos para mostrar que controlamos a carteira. E o resto vai para um novo endereço”, afirmou Zhao.
Pau que dá em Chico…
Ou seja, o endereço de fato pertencia à Binance, só que se tratava de uma nova carteira criada com o objetivo de facilitar a auditoria. Mas o problema é que no caso da Crypto.com e da Gate.io, o mercado especulou que a transferência também era para comprovar a Prova de Reservas.
As duas exchanges eventualmente negaram a informação, mas CZ criticou o movimento com base nessa justificativa. Só que o CEO da Binance fez exatamente a mesma coisa: mover grandes quantidades falando que foi pedido do auditor.
Vale frisar que não existe nenhuma ilegalidade ou irregularidade nesse movimento e, portanto, ninguém cometeu um crime. Mas o fato de que a Binance realizou a operação que o CZ criticou, somado ao fato do CEO ter apagado a mensagem no Twitter, soa estranha. Afinal, ele criticou as suas concorrentes por uma movimentação que ele mesmo fez na sua empresa.
O CriptoFácil entrou em contato com a Binance para apurar as razões pelas quais CZ apagou a mensagem, mas não recebeu resposta até o momento. Este texto será atualizado caso a Binance dê algum posicionamento.
- Leia também: FTX localiza R$ 5 bilhões em contas e receberá de volta R$ 15 bilhões doados à políticos