CZ critica desenvolvedores de tokens agentes de IA — MIND of Pepe é opção?
Changpeng “CZ” Zhao, criticou publicamente o lançamento de tokens agentes de IA. O foco dos comentários pelo fundador e ex-CEO da Binance foram os projetos de inteligência artificial (IA) que, segundo ele, não teriam uma função prática clara.
Na rede social X (antigo Twitter), CZ afirmou que há desenvolvedores mais preocupados em lançar um token do que em criar agentes de IA que sejam realmente funcionais. Portanto, o contrário do que deveria ser, na sua visão.
As declarações reforçam um posicionamento anterior de CZ sobre o tema. Afinal, em meados de março, ele já havia dito que a maioria dos agentes de IA não precisaria contar com um token próprio. Segundo ele, em muitos casos, bastaria oferecer serviços (e cobrar por eles) utilizando moedas que já existem no mercado.
A recomendação é clara: só lançar uma nova cripto quando o projeto estiver consolidado e houver uma real demanda por uma moeda específica.
Uso da agentes de IA em criptos cresce, mas gera dúvidas
A crítica de CZ aparece em meio a um crescimento acelerado do uso de inteligência artificial no setor de criptoativos. O executivo mantém distância desses tokens, como revela sua própria carteira de criptos, divulgada recentemente.
No entanto, agentes de IA já atuam em tarefas como negociação automatizada, execução de contratos inteligentes e até na gestão de DAOs (organizações autônomas descentralizadas).
Apesar disso, há desconfiança sobre o real propósito de muitos desses projetos. Afinal, parte do mercado acredita que a IA está sendo usada apenas como apelo comercial para justificar a emissão de tokens, mesmo sem aplicação concreta.
O cofundador da Ethereum Vitalik Buterin já manifestou preocupação com os riscos da IA. Por exemplo, em uma publicação recente, alertou para o perigo de sistemas inteligentes se tornarem autônomos demais — escapando assim de qualquer tipo de regulação.
Por isso, diante do avanço das tecnologias, especialistas têm sugerido maneiras de tornar os agentes de IA mais rastreáveis e responsáveis. Uma das propostas é o uso de sistemas de identidade descentralizada (DID, na sigla em inglês). A ideia é dar a esses agentes “credenciais verificáveis”, semelhantes a certificados digitais humanos.
Ingo Rübe, criador do protocolo de identidade descentralizada KILT, defende esse modelo. Afinal, para ele, seria uma forma de garantir mais credibilidade e controle sobre as ações das inteligências artificiais.
Para líderes como CZ, o recado continua o mesmo: tecnologia sem utilidade clara pode comprometer a credibilidade do setor.
Apesar disso, há projetos sérios de criptomoedas para comprar com pouco dinheiro e com funcionalidades de IA reais.
MIND of Pepe mostra caminho
Mesmo com as críticas, o número de projetos que usam agentes de IA no universo cripto segue em alta. Isso porque há muitos deles que oferecem soluções reais em diferentes áreas. Eles podem servir para automatizar contratos, realizar pesquisas e organizar decisões coletivas dentro de blockchains, entre outros casos.
Um exemplo importante, atualmente, é o do token MIND of Pepe ($MIND). Esse token, ainda em fase de pré-venda, acena com diversas utilidades que podem representar um ganho para os detentores.
O $MIND se baseia na análise de mente-coletiva para obter insights de mercado com inteligência em tempo real. Isso significa que ele antecipa oportunidades de investimento, além de negociações no dia a dia, avaliando as movimentações do mercado.
Aliás, sua utilidade é ainda maior, uma vez que o MIND of Pepe pode agir com o mínimo de interferência humana, executando ações em nome do usuário como poucos agentes de IA fariam.
O $MIND já passou por auditorias de empresas como a SolidProof e a Coinsult. Portanto, é um projeto sólido e sério. Além das funcionalidades de IA, conta com recursos clássicos dos melhores projetos de memecoins, como staking a 288%.
Enquanto o valor arrecadado pelo projeto em pré-venda se aproxima dos US$ 8 milhões, os interessados podem aproveitar preços especiais para adquirir o token. A moeda está disponível no site oficial do MIND of Pepe, para compra com cartão de crédito ou criptos como Tether (USDT) e Ethereum (ETH).
Aviso: Este artigo tem funcionalidade exclusivamente informativa, e não constitui aconselhamento de investimento ou oferta para investir. O CriptoFácil não é responsável por qualquer conteúdo, produtos ou serviços mencionados neste artigo.
O post CZ critica desenvolvedores de tokens agentes de IA — MIND of Pepe é opção? apareceu primeiro em CriptoFacil.