‘Desculpe, eu ferrei com tudo’, diz Bankman-Fried sobre colapso da FTX
O CEO da FTX Sam Bankman-Fried (SBF) foi à sua conta no Twitter nesta quinta-feira (10) se desculpar com a comunidade cripto e dar explicações sobre o que pretende fazer após o colapso da exchange de criptomoedas. Antes de tudo, ele escreveu:
“Eu sinto muito. Essa é a coisa mais importante. Eu ferrei tudo, e deveria ter feito melhor.”
Colapso da FTX
A FTX entrou em colapso esta semana após seu token nativo FTT ir praticamente a zero com rumores de insolvência da exchange e de sua empresa irmã Alameda Research. A Binance chegou a cogitar a possibilidade de resgatar a FTX, mas desistiu após analisar o financeiro da exchange. Diante disso, SBF ficou de mãos atadas e agora busca alguma forma de impedir que a empresa decrete falência.
“Eu também deveria estar me comunicando mais recentemente. De forma transparente. Mas minhas mãos estavam atadas durante o possível acordo com a Binance; eu não tinha permissão para dizer muito publicamente. Mas é claro que é por minha conta que acabamos assim em primeiro lugar”, disse ele.
SBF destacou, em segundo lugar, que a FTX International atualmente possui um valor total de mercado de ativos/garantia superior aos depósitos de clientes. Mas observou que isso é diferente de liquidez para entrega. “como se pode ver pelo estado dos saques”.
Foco nos usuários
Ele disse que está se concentrando em aumentar a liquidez e a prioridade será apoiar os usuários antes de qualquer coisa.
“Então, agora, estamos passando a semana fazendo tudo o que podemos para aumentar a liquidez. Não posso prometer nada sobre isso. Mas vou tentar”, tuitou ele afirmando que está em negociação com vários players.
De acordo com o CEO da FTX, cada centavo do que for conseguido – e da garantia existente – irá direto para os usuários. Em seguida, será a vez dos investidores e dos funcionários “que lutaram pelo que é certo para suas carreiras e que não foram responsáveis por nenhuma das merdas”.
Alameda não vai mais negociar criptomoedas
SBF ressaltou na sequência de tuítes que, de uma forma ou de outra, a Alameda Research está encerrando as negociações.
“Eles não estão fazendo nenhuma das coisas estranhas que eu vejo no Twitter – e nada grande. E de uma forma ou de outra, em breve eles não estarão mais negociando na FTX”, disse.
Bankman-Fried também prometeu que, em qualquer cenário em que a FTX continue operando, sua primeira prioridade será a “transparência radical” – que sempre deveria ter tido – para que as pessoas saibam exatamente o que está acontecendo.
- Leia também: Stablecoin USDD da Tron perde paridade com o dólar